Policial

5 casos de violência por dia

São quase doze anos de Lei Maria da Penha e uma evolução constante no combate à violência contra a mulher. Em Cascavel, a delegacia especializada para estes crimes é uma das que mais instaura inquéritos no Estado: a média é de cinco boletins de ocorrência registrados por dia, de crimes desta tipificação.

Somados os boletins de todo o ano de 2017 e de 2018 até maio, são 2.828 registros realizados por diversos crimes. A maioria é de casos de ameaça, injúria e lesão corporal. Só em 2018, em cinco meses, foram 751 boletins.

De acordo com a Delegacia da Mulher, em 2017, dos 2.077 casos registrados, 1.500 inquéritos foram instaurados. Isso porque nem tudo o que é documentado vira inquérito policial. “Além disso, às vezes a mesma vítima sofreu mais de um crime. Ou seja, há mais de um tipificado, mas consta no mesmo processo”, explica a delegada da Mulher, Raísa Scariott. Destes 1.500, já foram concluídos aproximadamente 500.

A quantidade de casos tem crescido ao longo dos anos. Em 2016, por exemplo, foram 1.652 boletins de ocorrência. Com a lei mais dura, as vítimas se encorajaram mais a denunciar. “As mulheres sofriam violência por anos até denunciar. Ainda existe isso, mas há um número cada vez maior de mulheres que, na primeira agressão, já procuram a unidade policial e pedem a medida protetiva”, resume.