Policial

45 DIAS: Média é de duas armas apreendidas por dia

Um levantamento feito pela reportagem de O Paraná revela que somente nos últimos 45 dias ao menos 85 armas de grosso calibre e de uso restrito foram interceptadas pela polícia na região. A última aconteceu ontem, em Céu Azul, em uma operação feita pela Receita Federal de Foz do Iguaçu e de Cascavel.

Os servidores abordaram um caminhão na BR-277 em Céu Azul. Nele dele foram encontradas diversas caixas de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Eram eletrônicos, brinquedos, medicamentos e anabolizantes. A carga foi levada ao depósito da Receita de Foz e, ao verificarem o conteúdo, as equipes descobriram, dentro de uma caixa de som, três pistolas Taurus PT 809 9 milímetros, uma pistola Glock 22 calibre .40, além de seis carregadores Taurus e outros sete Glock.

O motorista, um homem de 50 anos, preso em flagrante, disse que receberia R$ 7 mil para levar a carga para São Paulo.

Outro carregamento

Dois dias antes, no pátio de um posto de combustíveis na BR-163, em Toledo, outras 23 armas, 45 carregadores, 500 munições e outros 18 acessórios para mudar o tipo de disparo também foram encontrados escondidos embaixo de sacos de feijão, que também levava mais de 4,3 toneladas de maconha.

De acordo com o delegado da Polícia Federal de Cascavel, Marco Smith, as armas apreendidas em Toledo tinham destino certo: “Pelo encontro dos kits de rajada para Glock, acreditamos que seja direcionada à facção paulista”.

Esta foi a segunda maior apreensão de armamento feito pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) este ano no Paraná. Em junho, um veículo foi interceptado em Santa Terezinha de Itaipu com 56 pistolas, sendo 25 Glock 9 milímetros, cinco Glock calibre .40, e outras 26 Taurus calibre 9 milímetros.