Cotidiano

330 animais castrados

Em pouco mais de um mês da habilitação de três clínicas veterinárias, 330 animais foram castrados em Cascavel. As empresas que estariam aptas ao serviço foram anunciadas pelo Departamento de Compras da prefeitura ainda no mês de dezembro e o investimento passou de R$ 400 mil.

Uma novidade é que o programa do município ganhou reforços já no início deste ano e com isso, haverá possibilidade de ampliar os atendimentos aos animais de rua que já chegam a 25 mil.

“Providenciamos para o começo de fevereiro o cadastramento de mais três clínicas”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Juarez Berté.

Neste primeiro momento passam pelo processo cirúrgico, animais de rua que foram acolhidos por ONGs de Cascavel. A maior parte, ou seja, 70%, são cães.

Castramóvel

A previsão é de que também haja auxílio para atender animais da população que não tem condições de pagar pelo serviço.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, um veículo denominado Castramóvel irá auxiliar nesse objetivo.

“O veículo poderá ir até a região necessita e vai funcionar como um clínica. A princípio, será feito um cadastro e então o animal será levado à castração e após recuperado, devolvido ao dono”, explica. A abertura da licitação para compra do veículo, porém ainda não foi definida.

Alívio

O programa trouxe alívio para a Acipa (Associação Cidadã de Proteção aos Animais) em Cascavel que hoje atende 230 animais. “Somente no mês de janeiro foram atendidos 65 animais da sede e que estavam na casa de pessoas protetoras”, afirma Lucimeri Veloso.

Segundo ela, praticamente toda a demanda da Acipa para a castração já foi atendida. “Aguardamos somente para 11 cães que foram abandonados na associação e seis filhotes resgatados em estrada rural, quando completarem seis meses”.