Policial

24 horas

Monitorar a cidade 24 horas por dia e ainda contar com o apoio da população. Estes são apenas dois dos objetivos do DIS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço), principal item do Programa Rua Segura, lançado ontem em frente a Escola Municipal Francisco Vaz, no Bairro Interlagos em Cascavel.

Conforme o prefeito Leonaldo Paranhos, o DIS trabalha de forma interligada entre a comunidade e os guardas municipais. “O custo original dele é de aproximadamente R$ 400 mil e conseguimos desenvolvê-lo na Fundetec, diminuindo consideravelmente este valor. Nele existe uma câmera que trabalha em 360 graus, com capacidade para três quilômetros e zoom de 1,5 mil metros”.

Além da capacidade, o DIS é equipado com um sistema que reconhece automaticamente as placas de veículos, avisando a polícia quando se trata de um carro roubado ou furtado. “A intenção do Município é instalar esse sistema em todas as escolas municipais, envolvendo a comunidade e garantindo mais segurança”.

UPS

Além do lançamento do Programa Rua Segura, foi entregue na tarde de ontem para a população da região norte, a nova sede da UPS (Unidade Paraná Seguro). Construída com recursos da comunidade, em uma parceria com o Município de Cascavel, a base traz mais segurança e conforto para as equipes que trabalham no local.

De acordo com o capitão Divonsir de Oliveira, o policial motivado trabalha melhor. “A base antiga era precária e já há alguns anos queríamos mudar para um espaço mais amplo para atender a população. Assim como ocorria na sede antiga, aqui as portas da UPS estão abertas para a comunidade”.