Cotidiano

1700 árvores serão plantadas amanhã em Marechal Cândido Rondon

O sábado (17) será de reflorestamento em Marechal Cândido Rondon, onde serão plantadas mais de 1.700 mudas de árvores nativas na nascente Matilde Cuê. A ação é mais uma do jubileu de ouro da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marchal Cândido Rondon. 

A partir de 08h, estarão reunidos na sede da entidade diretores da Acimacar, integrantes do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empreendedor e os parceiros da ação, as Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto para seguir à nascente e realizar o plantio.

“Os associados estão convidados a participar do plantio de sábado e também do cronograma de ações para o próximo ano, já que as atividades deste eixo se estendem até abril e serão divulgadas conforme se aproximam as datas”, destaca o vice-presidente de Responsabilidade Ambiental, Legário Gilberto Von Mühlen (Beto).

Ele conta que as mudas foram uma doação da Itaipu Binacional, também parceira do projeto. Acimacar, Itaipu, prefeitura e SAAE realizam juntas a recuperação de 50 nascentes e repovoamento da mata ciliar em torno do município em projeto iniciado este ano.

Mudas gratuitas

Interessados em adquirir mudas para o plantio individual podem ser solicitadas na Acimacar, que possui uma lista com as espécies. Os proprietários das áreas beneficiados para a recuperação de nascentes também podem solicitar a listagem.

“Teremos muitas ações até o fim do projeto, uma delas, em parceria com os clubes de Rotary, é o plantio de 10 mil árvores no distrito de Margarida em torno do Rio Onça Preta.

As ações do eixo ambiental foram iniciadas em junho com o plantio de um ipê-rosa no estacionamento da Acimacar.

“Estamos estudando qual ação pode ser permanente para que aconteça todos os anos a partir de agora, algo relacionado a recuperação de nascentes, limpeza de rios ou mutirões de limpeza, muita coisa pode ser feita. Queremos estimular a cidade a ser mais cuidadosa”, salienta.

As árvores plantadas no sábado serão regadas e acompanhadas nos próximos dias para que se desenvolvam.