Blogs | Newsletter | Fale Conosco |
Política

Pesquisa aponta governador como favorito para as eleições de 2014

22/12/2013 às 10:05 - Atualizado em 01/09/2014 às 21:38

O governador Beto Richa (PSDB) continua muito bem avaliado pela população e é o favorito para as eleições de 2014. Pesquisa Ibope contratada pela ADI (Associação dos Diários do Interior) aponta que 61% dos paranaenses aprovam sua maneira de governar. No desempenho pessoal, Beto tem 56% de ótimo e bom. Nos mesmos conceitos, seu governo tem 54%. E 66% afirmaram voto na sua reeleição.

A pesquisa, na qual foram feitas 2.002 entrevistas entre os dias 10 e 14 deste mês, mostra uma franca recuperação de Beto após as manifestações que varreram o País em junho. Sua aprovação – que chegou a 73% em fevereiro -, caiu para 52% em julho, subiu para 54% em novembro e agora, em dezembro, atingiu 61%.  Entre os conceitos ótimo e bom, seu governo subiu 13 pontos nos últimos três levantamentos do Ibope e agora atinge 54%.

Na pergunta que rendeu 61% de aprovação a Beto, a desaprovação ficou em 27% e 12% dos entrevistados disseram não saber responder. No desempenho pessoal – em que o governador alcançou 56% de ótimo e bom -, 26% o avaliaram como regular e 11% como ruim e péssimo.

Outros dois levantamentos reforçam o crescimento da popularidade de Beto. A expectativa de 57% dos entrevistados é de que ele faça, nos próximos 12 meses, um governo ótimo e bom. E 83% dos entrevistados se declararam muito satisfeitos ou satisfeitos em morar nas cidades paranaenses.

RESGATE

“O momento é de muito trabalho. Temos mais 12 meses para fechar o ciclo de um governo que resgatou os investimentos ao Estado - são mais de R$ 25 bilhões. Somos campeões na geração de emprego, aumentamos de forma considerável os investimentos em saúde, educação e segurança, temos os melhores índices econômicos e sociais do País. Agradeço aos paranaenses pela confiança nesse trabalho, o que mostra também que estamos no caminho certo”, disse Beto ao comentar a pesquisa.

O presidente da ADI, Jedaias Pereira Belga, disse que a contratação da pesquisa vista mostrar aos leitores dos jornais filiados um melhor panorama de como a população está avaliando seus governantes.  “Fizemos uma primeira pesquisa em fevereiro, agora temos essa de dezembro e faremos mais pesquisas em 2014 – essas serão devidamente registradas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), conforme manda a lei”, conclui Belga.

Eleições 2014

No campo político, mais dois dados positivos para Beto Richa. No potencial de voto do governador, entre os que votariam com certeza ou poderiam votar, esse porcentual chega a 66%. Outros 27% declararam que não votariam na reeleição e 6% não souberam responder.

E mais: 53% dos entrevistados querem os prefeitos das suas cidades apoiando a reeleição de Beto em 2014. Outros 28% preferem que os prefeitos assumam outros apoios e 19% não souberam opinar.

Melhor que Requião

Outro dado interessante na pesquisa Ibope, ainda no campo político, mostra que 49% dos paranaenses consideram o governo Beto Richa melhor do que os governos de Roberto Requião (PMDB), de 2003 a 2010. Para 29%, o governo Richa é igual ao de Requião e apenas 17% o consideram pior.

A pesquisa também avaliou o governo de Dilma Rousseff. A presidente recebeu 41% de ótimo e bom, 33% de regular e 27% de ruim e péssimo.