Cotidiano

União Europeia distribuirá cartões com dinheiro a refugiados na Turquia

ANCARA ? A União Europeia (UE) lançou nesta segunda-feira um plano de ajuda para refugiados na Turquia. A iniciativa de 350 milhões de euros consiste em distribuir cartões de débito carregados com cerca de 30 euros cada um. O objetivo é ?dar uma sensação de normalidade? para os refugiados, segundo o comissário europeu de Ajuda Humanitaria, Christos Stylianides.

Os refugiados que quiserem se beneficiar pelo programa poderão apresentar um pedido a partir de outubro. Para as famílias requerentes de asilo que tiverem crianças escolarizadas, o valor da ajuda será maior.

Em Ancara para lançar o programa, Stylianides garantiu que todos os refugiados registrados são potenciais beneficiários. Ele classificou a iniciativa de uma resposta inédita a uma crise sem precedentes.

Apenas na Turquia, vivem cerca de 3 milhões de refugiados atualmente. A maioria é de sírios, que deixaram seu país em fuga da guerra civil. Muitos vivem em grandes cidades e não têm acesso direto à ajuda de organizações não-governamentais.

O comissário argumentou que o plano também beneficiará a economia turca.

? O dinheiro será gasto nos comércios locais. Isto vai beneficiá-los e impulsionar a coesão social entre os cidadãos turcos e os refugiados ? afirmou Stylianides.

O plano é parte de uma ajuda total de 6 milhões de euros que a União Europeia prometeu à Turquia no acordo alcançado em março. Em troca, Ancara aceitou frear a chegada de refugiados ao território europeu depois que o continente recebeu em 2015 mais de um milhão de pessoas em busca de asilo nos países do continente.