Policial

Três padres são mortos em uma semana no México

CIDADE DO MÉXICO — As autoridades mexicanas investigam uma série de assassinatos de padres católicos que aconteceu nos últimos dias. Jose Alfredo Lopez Guillen, de 53 anos, foi sequestrado na última segunda-feira e encontrado morto no domingo, perto de sua paróquia em Janamuato, no Estado de Michoacán. É o terceiro caso em uma semana.

De acordo com a autópsia, ele foi morto a tiros, cinco dias antes de o corpo ser encontrado. No mesmo dia do desaparecimento de Guillen, outros dois padres, identificados como Alejo Naborí e José Alfredo Jiménez, foram levados de suas igrejas na cidade de Poza Rica, no estado de Veracruz, e assassinados.

Nos últimos dez anos, 31 padres foram assassinados no México, de acordo com a ONG Christian Solidarity Worldwide. O México é o segundo maior país católico, atrás do Brasil, e os padres constantemente sofrem represálias após denunciarem a violência de narcotraficantes.

Em missa neste domingo, o Papa Francisco pediu paz para o México e orações pelos sacerdotes assassinados.

— Uno-me de bom grado aos Bispos do México em apoiar os esforços da Igreja e da sociedade civil em favor da família e da vida, que neste momento exigem uma atenção pastoral e cultural especial em todo o mundo — disse Francisco. — E também asseguro a minha oração para o amado povo mexicano, a fim de que cesse a violência que nos últimos dias atingiu também alguns sacerdotes.