Policial

Toledo é sede da Operação Fronteira Sul do Exército

Desde segunda-feira (19) militares do 33º Bimac (Batalhão de Infantaria Mecanizado) de Cascavel estão em Toledo, uma das sedes da Operação Fronteira Sul, que teve início em todo o País no domingo (18). A operação consiste em coibir crimes de fronteira, como tráfico de drogas e armas, furto de veículos, crimes ambientais, contrabando de cigarros e demais produtos.

A equipe está instalada no Centro de Eventos Ismael Sperafico e não há data para levantar acampamento.

Conforme o major do 33º Batalhão, Elder da Silva, Toledo foi escolhida para ser a central da operação por sua localização geográfica, em um ponto central da região. “Como se trata de uma operação de logística, nenhuma atividade será feita na cidade, somente a parte de comando e comunicação com os demais pelotões. Não se trata de um trabalho aberto ao público, já que não vamos conduzir nenhum treinamento, ou mesmo blitze ou coisas do gênero”.

A Operação Fronteira Sul integra o PEF (Plano Estratégico de Fronteiras) do Governo Federal, coordenado pelo EMCFA (Estado Maior Conjunto das Forças Armadas). Essa operação ocorre desde 2011 em todo o País, abrangendo a fronteira com dez países. No restante do Brasil ela leva o nome de Operação Ágata e no Paraná, Fronteira Sul.

Contribuem para a operação as Polícias Federal e Rodoviária, Força Nacional de Segurança Pública, Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Ibama, Funai, Receita Federal e órgãos de segurança das regiões de fronteira.