Cotidiano

Takata se declara culpada nos EUA no caso dos airbags defeituosos

TAKATA-RESULTS_DETROIT- A empresa japonesa Takata se declarou culpada, nesta segunda-feira, de uma acusação criminal, como parte de um esperado acordo de um bilhão de dólares com o Departamento de Justiça americano, que inclui fundos de compensação para fabricantes de carros e vítimas dos seus airbag defeituosos.

Após a declaração de culpa, um juiz federal em Detroit recebeu objeções ao acordo levantadas por advogados de algumas vítimas do equipamento da Takata, que argumentam que o acordo vai ser usado pelos fabricantes de carros para evitar responsabilidade, segundo informou um funcionário do tribunal.

A Takata espera ganhar a aprovação do tribunal para o acordo, um obstáculo para assegurar o apoio de um investidor ou comprador que possa financiar um esforço de recuperação da empresa japonesae ajudar a lidar com os bilhões de dólares em custos relacionados com o maior recall já feito na indústria automotiva.

Advogados de proprietários norte-americanos processaram a Honda, a Nissan, a BMW, a Ford, a Mazda e outros fabricantes, alegando que eles há anos sabiam sobre os airbags defeituosos, mas continuaram usando o equipamento.

Pelo menos 16 mortes foram ligadas à explosão dos airbags Takata, 11 deles nos Estados Unidos, e mais de 180 feridos. Os defeitos levaram a um recall mundial de 31 milhões de veículos por dez fabricantes desde 2008. Todas as mortes, com exceção de uma, ocorreram em veículos Honda.