Esportes

Suspensão de quatro jogos pela Fifa destoa da carreira de Messi

Em 15 temporadas no futebol profissional, Messi, além dos gols decisivos, se destaca pela personalidade tranquila em campo. Por isso, a punição dada pela Fifa a ele destoa da carreira do atacante de 29 anos. A suspensão de quatro jogos da seleção é a maior sofrida pelo jogador, que, em 41 partidas disputadas em eliminatórias da Copa do Mundo, havia recebido apenas um cartão amarelo. Foi no confronto com o Uruguai, vencido pela Argentina, em casa, em novembro de 2008.

No jogo contra o Chile, inclusive, ele não foi advertido com o cartão amarelo. O caso foi julgado com base nas imagens da TV, nas quais Messi aparece xingando um dos membros da arbitragem.

A conduta em campo do atacante é refletida nos números. Em jogos oficiais, ele nunca foi expulso. O único cartão vermelho dado ao argentino foi em um amistoso da seleção com a Hungria, em 2005, em sua estreia na equipe principal. Ele permaneceu menos de um minuto no jogo.

Ao todo, contabilizando amistosos, Jogos Olímpicos e mundiais da base, Messi recebeu 64 amarelos em 15 temporadas, média de 4,2 amarelos por ano. Pelo total de jogos disputados, 715, quer dizer que o argentino só fará algo merecedor de advertência do árbitro uma vez a cada 11 jogos.

Pelo baixo número de advertências, Messi raramente desfalca o Barcelona e seleção argentina. A última vez que o atacante foi suspenso automaticamente no Espanhol ? a punição é dada após o quinto cartão amarelo ? ocorreu na temporada 2011/2012.