Cotidiano

Sistema solar é reproduzido em maquete em Santa Terezinha

As crianças foram desafiadas a produzir, a partir de materiais reaproveitáveis, um trabalho de ciências para o conteúdo sobre o sistema solar

Santa Terezinha – Cerca de 60 alunos do 4º ano do ensino fundamental da escola municipal Olímpio Spricigo, de Santa Terezinha de Itaipu, tiveram a criatividade colocada à prova. Para estimular o conhecimento das crianças, as professoras Liliani dos Santos Denis e Fabiane Rukat Coelho lançaram a proposta de um projeto que agora está em exposição na instituição. As crianças foram desafiadas a produzir, a partir de materiais reaproveitáveis, um trabalho de ciências para o conteúdo sobre o sistema solar. 

“Depois de aulas sobre o conteúdo, vídeos, pesquisa nas aulas de informática, eles tiveram um mês para desenvolver uma maquete sobre o sistema solar. Pedimos que fizessem em casa, com a ajuda dos pais, utilizando materiais recicláveis, reaproveitáveis. Teve maquetes utilizando isopor, cartolina, mas também sucatas de ventilador e guarda-chuva. As crianças se sentiram muito valorizadas e o resultado foi bastante significativo”, afirmou a professora Liliani dos Santos Denis.

Samara Nathiele de Mattos, de 8 anos, garantiu que a experiência contribuiu para o aprendizado. “Foi muito gostoso de fazer esse trabalho, a gente consegue entender melhor fazendo na prática. Aprendi muito mais sobre o sistema solar com esse projeto. Minha família também se envolveu e ajudou bastante, isso também foi muito importante. Agora estamos expondo o trabalho e todos os alunos tem a oportunidade de ver e aprender mais”, disse.