Cotidiano

Saúde confirma sete mortes por H1N1

Além das mortes, 83 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus, sendo 49 atendidas pelas UPAs, 14 na 15ª SDP e 20 internadas

Cascavel – A Secretaria de Saúde de Cascavel confirmou ontem à reportagem de O Paraná sete mortes por Gripe A – H1N1 na cidade somente neste ano. Dentre os óbitos estão um idoso de 72 anos, um bebê de oito meses, uma mulher de 40 anos, todos já diagnosticados com outros tipos de doenças, as chamadas comorbidades.

Além das mortes, 83 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus, sendo 49 atendidas pelas UPAs (Unidades de Pronto- Atendimento), 14 na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial) e outras 20 que foram internadas em casos mais graves em outras unidades hospitalares. A Secretaria também contabiliza outros tipos de gripe como a H3N2, que já soma seis casos, quatro de Influenza B, dez não subtipados e outros 17 casos de síndromes gripais que precisaram de internamento.

De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica de Cascavel, Beatriz Tambosi, a situação é preocupante. “Tivemos a campanha de vacinação, alguns grupos como gestantes e puérperas ainda não atingiram a meta do Ministério da Saúde, e infelizmente o forte do inverno ainda não chegou”.

Segundo ela, os cuidados básicos são fundamentais. “É o que falamos cotidianamente: uso do álcool gel, não sair de casa se apresentar os sintomas para não contaminar outras pessoas, e nos mínimos sintomas, procurar atendimento médico”.