Cotidiano

Santa Terezinha estímula agroindústrias

Água potável é condição obrigatória para a implantação e o funcionamento de agroindústrias a partir de produtos de origem animal

Santa Terezinha – Em função da crise que atinge o País, muitos setores da economia brasileira estão recuando e até demitindo funcionários. Um dos segmentos que ainda resistem ao cenário de recessão é o da agropecuária. Em Santa Terezinha de Itaipu, com apoio e incentivo da administração, um nicho dessa área que está avançando muito é o da agroindústria familiar. O município já conta com cinco desses empreendimentos em pleno funcionamento.

Uma das ações do governo municipal que está fomentando a criação dessas agroindústrias é o investimento na implantação da rede de água potável que vai atender, após a conclusão, 99% das famílias que vivem nas comunidades rurais e pontos de pesca às margens do lago de Itaipu. Os recursos que somam mais de R$ 1,7 milhão, conquistados junto à Funasa (Fundação Nacional de Saúde), estão possibilitando a construção de 62 quilômetros de rede, incluindo a perfuração de poços artesianos, caixas d’água, casas de tratamento e hidrômetros para cada residência.

O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, explica que a água potável é condição obrigatória para a implantação e o funcionamento de agroindústrias a partir de produtos de origem animal. “Com isso, incentivamos a diversificação da produção na zona rural e a permanência do agricultor e sua família na propriedade, possibilitando também a geração de emprego e renda”.