Cotidiano

Rondon debate sobre obras estratégicas

Empresários e parlamentares estiveram reunidos ontem na associação comercial

Rondon – As expectativas em torno das reivindicações em infraestrutura e logística para o munícipio e arredores são positivas após reunião realizada ontem com os deputados estaduais Ademir Bier, Elio Rusch e José Carlos Schiavinato, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon.

No encontro estavam reunidos empresários, líderes políticas regionais como os prefeitos de Rondon, Pato Bragado e Mercedes, representantes de Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste, líderes da área policial do Batalhão de Fronteira, Rodoviária Estadual e Federal, presidentes de associações comerciais e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. E ainda, parte da sociedade organizada para debate e conversa com os deputados.

O presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, abriu a reunião e expôs aos participantes e deputados as preocupações em torno da necessidade de agilizar os processos para a construção dos contornos Sul e Oeste, a instalação de sede própria para o Batalhão da Polícia de Fronteira e ainda a construção da terceira pista, acostamento e recape da PR-495 e PRC-467, trecho entre Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.

Segundo os líderes presentes, as solicitações são pertinentes para dar continuidade ao desenvolvimento da região e para proporcionar ao Oeste do Paraná maior crescimento e integração. O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, destacou que a região Oeste concentra seis das maiores cooperativas do Paraná e necessita de transformações e mais investimentos que permitam potencializar a região.

“Temos um PIB de aproximadamente R$ 40 bilhões, um valor de grande expressividade, somos uma região privilegiada em termos de produção, entretanto nos falta infraestrutura para atender a demanda e ampliar nossa produção. Estamos confiantes de que os deputados têm os instrumentos e os meios para nos atender e elaborar projetos e então, entrar na pauta e alcançar esses recursos o quanto antes para essas obras. Queremos contribuir e encontrar soluções, este é o papel das Associações Comerciais”, pontuou.

Momento delicado

Para o deputado Ademir Bier, essas e outras obras são importantes para a região, porém o momento delicado do País gera cautela na destinação de recursos públicos. Na opinião do deputado, as três bandeiras apresentadas são, sem dúvida, fundamentais. “Somente a construção da terceira pista no trecho de Pato Bragado a Rondon não é suficiente. Essas três obras precisam ser realizadas para que haja uma integração e uma solução definitiva para nossa região”.