Cotidiano

Rio aumenta vigilância contra febre amarela na fronteira com MG e ES

RIO ? Como medida preventiva, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) aumentou, nesta links febre amarela III quarta-feira, o nível de vigilância para evitar a entrada da febre amarela nas 14 cidades que fazem fronteira com Minas Gerais e Espírito Santo ? os dois estados onde há registro da doença até o momento. O estado solicitou ao Ministério da Saúde 250 mil doses da vacina contra a doença, que serão distribuídas pela secretaria às prefeituras dessas cidades.

A vacinação será realizada como forma de criar uma região de bloqueio para o vírus da doença nas divisas com MG e ES, segundo a secretaria. O Espírito Santo também receberá o repasse de 400 mil seringas.

Nenhum caso de febre amarela no Estado do Rio foi registrado em 2016 e 2017, mas a circulação do vírus em estados vizinhos acendeu o alerta. A medida definida pela nota técnica publicada nesta quarta será aplicada nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Cantagalo, Carmo, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e na área norte de Campos dos Goytacazes.

No momento, quem vive nos outros municípios do Rio não precisa ser imunizado ? a não ser que tenha que viajar para áreas com transmissão comprovada da doença. Essas pessoas devem procurar o posto de vacinação mais próximo pelo menos dez dias antes da viagem.