Cotidiano

Reintegração de posse: Sem-terra dizem que não têm como cumprir prazo

Mesmo após ser expedida ordem de reintegração de posse, famílias que vivem em áreas invadidas da fazenda Rimafra, no Distrito de São João d’Oeste, em Cascavel, permanecem no local. Embora algumas tenham abandonado o único pedaço de terra que possuíam para sobreviver, outras aguardam a oferta de uma nova área.

Sebastião de Souza, que é agricultor e carpinteiro, conta que não tem como sair do local até 30 de junho, prazo estipulado pela Justiça para que todos deixem as terras. “Não tenho para onde ir. Como vou levar os animais que tenho aqui? Como vou pagar aluguel se precisar ir morar na cidade se sempre trabalhei no campo? Não tenho condições financeiras para isso”, lamenta.

Ele ressalta que sua vontade e a de outras três pessoas que moram com Sebastião é a de ficar, mas sem brigas. “Ninguém nos procurou, nem o Estado nem o Incra. Estamos aguardando para saber para onde vamos, pois, se sairmos, ficaremos embaixo de lonas ou na rua”, diz o agricultor.

A agricultora Ondina Ramos de Souza, que vive com dois netos, um de nove e outro de sete anos, o marido e seu filho, diz estar muito triste com essa situação. “Estamos procurando algum lugar para ir, mas está bem difícil. Aqui planto batata, mandioca, milho e trigo, crio porcos, galinha, gado de leite […] só quero terra para trabalhar”, relata Ondina. No caso da agricultora, a mudança implicaria também na busca de uma nova escola aos netos, que hoje estudam no distrito.

NA POLÍCIA FEDERAL

De acordo com o secretário estadual para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli, todas as famílias que pertencem ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) saíram da área na última quinta-feira. “Ficaram por lá uns 20 dissidentes que estão com processo na Polícia Federal por compra e venda de terra ilegal. Esses não são do MST e já foram intimados por um oficial de Justiça para que saiam do local”, relata.

Serighelli conta que as 48 famílias que fazem parte do MST saíram do local assim que houve a determinação judicial. “Os agricultores tinham um acordo com o proprietário da fazenda, feito há um ano, para que tão logo a safra fosse colhida eles sairiam do local. E assim foi cumprido”, acrescenta.

A saída de todas essas famílias foi pacífica. Como fazem parte de um movimento social, foram distribuídas em assentamentos do próprio MST por todo o Paraná. 

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) foi procurado pela reportagem, mas nenhum responsável foi encontrado.

Marina Kessler

 

 

 

 

 

Mudança

As famílias que tiveram de sair da fazenda Rimafra receberam ajuda dos proprietários, que forneceram caminhões para as mudanças. A área de 381 alqueires foi invadida em 2005 e desde lá um impasse judicial se arrastava.