Cotidiano

Reguladora americano diz que não vai intervir na fusão de AT&T e Time Warner

FCC-AT T-Time Warner MergerWASHINGTON – O chefe da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos ( FCC, na sigla em inglês), Ajuit Pai, não espera revisar a planejada aquisição da Time Warner pela AT&T, um negócio de de US$ 85,4 bilhões, disse um porta-viz da agência.

Em entrevista ao Wall Street Journal, nesta segunda-feira, durante o Congresso Mundial de Telefonia Celular em Barcelona, ele afirmou que não prevê um papel para a agência na aquisição, e os seus comentários foram confirmados à Reuters por Neil Grace, porta-voz da FCC.

Na quinta-feira passada, a Time Warner disse que planejava vender uma estação de transmissão em Atlanta para a Meredith por US$ 70 milhões, o que poderia acelerar a planejada fusão com a AT&T. Pai não quis dizer na quinta se usaria essa transferência para tentar avaliar a fusão.

Em janeiro, a AT&T afirmou que esperava evitar a FCC porque não buscaria transferir as licenças da Time Warner.

Uma dezena de senadores pediram que ele revisasse o negócio.

A estação que a Time Warner está vendendo em Atlanta é a sua única estação de transmissão regulada pela FCC. A Meredith tem operado a estação para a Time Warner desde 2011.

A Time Warner declarou no mês passado que esperava precisar somente da autorização do Departamento de Justiça para fechar o negócio. O departamento, que está avaliando documentos sobre a fusão, tem que provar que o negócio prejudica a competição para poder bloqueá-lo.

Já a FCC tem uma margem ampla para impedir uma fusão que considere que não seja do interesse público e pode impor condições adicionais.

Randall Stephenson, executivo-chefe da AT&T, disse à CNBC neste mês que a revisão do Departamento de Justiça estava em andamento e que acreditava que o acordo seria fechado até o fim deste ano.

?É uma transação limpa?, afirmou Stephenson.