Cotidiano

PT libera bancadas para votação das presidências da Câmara e do Senado

SÃO PAULO – O diretório nacional do PT decidiu liberar suas bancadas no Congresso para que abram diálogo com candidatos da base do governo Temer nas eleições para as presidências da Câmara e no Senado. No encontro, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, a proposta foi aprovada por 45 votos a 30 para que as bancadas possam negociar com os candidatos Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Jovair Arantes (PTB-GO) na Câmara, e Eunício Oliveira (PMDB-CE), no Senado.

A decisão por um nome no caso da Câmara não foi fechada, mas contraria a posição da militância do partido que, durante evento de lançamento do 6º Congresso Nacional, na noite de quinta-feira, se mostrou contrária a essas candidaturas.

O PT vai apresentar uma pauta com assuntos de interesse do partido aos candidatos, além de cobrar espaço para a legenda nas Mesas Diretoras.

No encontro, também ficou definido que o Congresso Nacional do partido será realizado em junho. No evento, será escolhido o nome do novo presidente da legenda. O ex-presidente Lula é um dos nomes cotados para assumir a vaga que hoje é de Rui Falcão.