Cotidiano

Proposta: Reforma simplifica e equaliza tributos

Palestra de Haully atraiu empresários e contadores de toda a região

A aprovação da reforma tributária seria a solução para mais de 50% dos atuais problemas nacionais, para a recuperação dos empregos perdidos e para fazer com que o País voltasse a crescer, ser mais justo e competitivo. Essa é a síntese de apresentação a empresários, líderes e contabilistas, na manhã desta sexta-feira, no auditório do Senac, em Cascavel, do deputado federal Luiz Carlos Hauly. O parlamentar é o relator da proposta de reforma tributária em debate no Congresso e que começará a ser apreciada em comissões técnicas a partir de agosto.

Os principais pontos da proposta em debate são: zerar alíquota de remédios e alimentos; industrializar o Brasil por meio de imposto zero a máquinas e a equipamentos; seletividade e implantação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), fortalecer municípios – fazer com que todos os tributos de propriedade fiquem para eles; acabar com a cunha fiscal nos empréstimos bancários – fim do IOF; manter e fortalecer o Simples Nacional; colocar um ponto final na guerra fiscal dos estados e melhorar a gestão e a tecnologia dos sistemas de controle de finanças públicas.

Para o presidente do Sescap-Paraná, Mauro Kalinke, aprovar a reforma é fundamental para que o País saia de sua pior crise e o proteja de constantes oscilações econômicas. Conforme ele, deve existir bom-senso e união de todos os setores nacionais para que as mudanças ocorram e então empresas e trabalhadores possam ter chances de crescer, fortalecendo a economia nacional.

De acordo com Michel Lopes, diretor regional do Sescap-PR e coordenador da Câmara Tributária da Acic, o equilíbrio e a assertividade das propostas elevam substancialmente suas chances de aprovação da matéria. Conforme Michel, está praticamente insustentável empreender no País e não há mais espaço para minirreformas ou medidas paliativas. É preciso simplificar, desburocratizar e modernizar os fundamentos tributários nacionais. “Queremos o melhor para nosso País e um dos caminhos para tanto é colocar essas medidas saneadoras em prática”, afirma o contabilista.