Cotidiano

Professores têm assembleia para definir greve

Nas redes sociais, os professores filiados ao sindicato citam que a greve deve continuar

Cascavel – Com uma semana de paralisação em todo o Estado, professores da rede estadual, filiados à APP-Sindicato, realizam hoje, a partir das 8h30, no Expo Unimed, em Curitiba, uma assembleia geral para definir sobre o encerramento ou continuidade da greve, deflagrada segunda-feira (17).

A assembleia foi marcada após a reunião, na quinta-feira, em que o governo do Estado apresentou a proposta de retirar de pauta o item 33 da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2017, que tratava da suspensão da data-base do funcionalismo público estadual.

Nas redes sociais, os professores filiados ao sindicato citam que a greve deve continuar. Nos comentários no Facebook, eles dizem inclusive que só vão encerrar a paralisação se o governo do Estado pagar as promoções e progressões e ainda, retirar de pauta o cancelamento do aumento salarial do funcionalismo público.

OCUPAÇÕES

Além da greve, o Estado enfrenta ainda problemas com as ocupações das escolas. Em Cascavel, dos 41 colégios, 32 estão ocupados. Na área urbana somente o Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Professora Joaquina M. Branco está funcionando normalmente.

Ontem pela manhã, alunos que ocupam o CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto) realizaram uma assembleia unificada com representantes das outras ocupações e comunidade escolar, para esclarecer dúvidas sobre a ocupação, sobre a Medida Provisória 747 de reforma do ensino médio e sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que pretende congelar investimentos em áreas sociais para os próximos 20 anos.