Cotidiano

Prefeitura de Florianópolis decreta emergência após ciclone subtropical

Uma pessoa ferida e 25 resgatados na Ilha do Campeche

A prefeitura de Florianópolis decretou Situação de Emergência na cidade após os estragos provocados pelo ciclone subtropical, com ventos de até 118 km/h, na madrugada deste domingo. O decreto deve acelerar a atuação dos órgãos municipais em atendimento aos atingidos pelo fenômeno.

No final da tarde deste domingo, o prefeito Cesar Souza Junior reuniu no gabinete secretários, Bombeiros e representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual. A grande preocupação de todos é orientar e alertar a população de que a cidade ainda pode receber nas próximas horas ventos de até 60 km/h. A orientação é para que ninguém suba em telhados ou tente cortar árvores sem acionar a Defesa civil ou Bombeiros.

O Secretário da Educação, Rodolfo Pinto da Luz, informou que nove escolas foram atingidas, com destelhamentos e ginásios de esporte danificados. As aulas devem ser suspensas nessas unidades na segunda-feira, conforme informações do prefeito, porém elas ainda não tiveram os nomes divulgados.

Já foram contabilizados pela prefeitura mais de 200 relatos de pessoas atingidas pela ventania, com árvores caídas e destelhamentos. A expectativa é de que a situação se normalize na cidade em até 10 dias. O ciclone deste domingo é o maior ocorrido em pelo menos 10 anos em Florianópolis, segundo relato das autoridades municipais.

Um homem machucou a cabeça depois que um poste caiu sobre ele no bairro Carianos, no Sul da Ilha. Conforme os bombeiros, o poste ficou escorado numa viga, por isso a vítima, que caiu no chão, só teve ferimentos leves. Foi socorrido pela equipe de terra do Arcanjo, já que o acidente foi perto do aeroporto.