Cotidiano

Preços de produtos agrícolas cairão nos 10 próximos anos

Preços diminuirão por conta do aumento da oferta e à redução de custos de fatores da produção

São Paulo – Os preços agrícolas mundiais diminuirão nos próximos dez anos graças ao aumento da oferta e à redução dos custos de alguns fatores da produção, como o petróleo, afirmaram a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento da Europa) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

No entanto, as cotações dos produtos se manterão globalmente acima do nível atingido antes das altas geradas pela crise de produção de 2007 e 2008, indicaram as entidades em seu relatório anual de Perspectivas Agrícolas.

Essa evolução geral apresenta diferenças significativas entre os produtos vegetais de base, com tendência de baixa dos preços, e carne, leite e cereais secundários – ou as oleaginosas usadas para alimentar o gado -, que serão mantidas em um patamar mais alto.

Um dos principais motivos para que esse grupo fique acima dos vegetais é a demanda, sobretudo nos países em desenvolvimento, onde o crescimento da população unido às melhorias nas condições de vida dos mais pobres abrem espaço para o consumo de proteínas animais.

A redução das cotações do barril do petróleo representa uma menor pressão sobre os preços agrícolas, mas podem influenciar diretamente a produção de biocombustíveis de primeira geração, pouco rentável nessa situação.

Apesar disso, as duas entidades indicam que, no Brasil, a obrigação de incorporar mais etanol nos combustíveis irá representar um impulso para o setor da cana-de-açúcar, algo parecido com o que ocorrerá por meio dos benefícios fiscais concedidos pela Índia aos produtores de biodiesel.