Cotidiano

Posse de Trump não chega a metade do público de Obama em 2009; compare

inauguration.jpg

WASHINGTON – A posse de Donald Trump como presidente dos EUA, nesta sexta-feira, não foi das mais procuradas pelas multidões. Segundo o jornal “The Independent”, estimativas iniciais apontam que o evento mobilizou 800 mil pessoas em Washington, menos de metade do público da posse de Obama, em 2009, que foi assistida por 1,8 milhão de pessoas.

O contraste visual parece acentuar a diferença de público entre as posses de Obama e Trump. Compare na imagem abaixo (passando o mouse por cima da foto):

antes-e-depois-posse

De acordo com o metrô de Washington, cerca de 193 mil pessoas utilizaram o serviço até as 11h desra sexta-feira. A posse de Trump teve início ao meio-dia no horário local (15h no horário de Brasília). Em 2009, na posse de Obama, o público que havia utilizado o metrô na mesma faixa de horário chegou a 513 mil pessoas, mais que o dobro do registrado nesta sexta.

Em seu discurso de posse, Trump atacou a classe política e reiterou dois de seus principais compromissos de campanha: combater a imigração ilegal e o radicalismo islâmico. Houve protestos durante a cerimônia na área oficial de convidados do Capitólio enquanto o novo presidente dos EUA fazia seu juramento.

As manifestações contra Trump também tomaram as ruas de Washington e de outras cidades dos EUA e do mundo nesta sexta-feira, durante o rito da posse. Na capital americana, houve quebradeira, fogo nas ruas e 95 pessoas foram detidas antes do desfile presidencial de Trump até a Casa Branca.