Cotidiano

Polícia mata atacantes que deixaram um morto e 26 feridos na Universidade Americana de Cabul

AFGHANISTAN-UNIVERSITY_ATTACK-GSJ2SMAP3.1.jpgCABUL – As forças especiais da polícia afegã mataram durante a madrugada dois homens armados que atacaram a Universidade Americana do Afeganistão, em Cabul, nesta quarta-feira, com explosões e tiros. Nenhum grupo assumiu a autoria da ação, mas fontes locais suspeitam de um ataque do grupo fundamentalista Talibã. Segundo informações do Ministério da Saúde, o ataque deixou um morto, supostamente um guarda da institução, e 26 pessoas feridas. Mais de 500 alunos foram retirados às pressas.

Cabul_2408

O comandante da polícia, Abdul Rahman Rahimi, considerou o ataque complexo e disse que o episódio começou com a explosão de um carro-bomba. Os agentes isolaram a área ao redor da univerisade durante o ataque e esperaram por horas antes de invadir o local e trocar tiros com os terroristas. CABUL

? Muitos estudantes foram evacuados ? informou o porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqqio, e acrescentou que nenhuma informação indicava que os atacantes haviam pego reféns. ? Não temos certeza do número de agressores, mas nossas forças especiais começaram a operação de limpeza.

O ataque começou às 19h (horário local). Segundo algumas testemunhas, os terroristas entraram pelo Noor Hospital, ao lado da universidade. Outras falam em uma explosão em frente ao campus, na Estrada Darulamand. O campus é fortificado e a explosão teria sido para abrir uma entrada para os turistas. As aulas ocorriam no momento do ataque, deixando alunos e professores encurralados nas salas de aula.

Ahmad Shaheer, aluno da universidade, contou por telefone à agência de notícias que estava preso dentro da faculdade.

? Estamos presos na sala e há sons de tiros ? disse.

Cabul1.jpg

? Muitos alunos pularam de janelas do segundo andar. Alguns quebraram as pernas, outros machucaram a cabeça tentando escapar ? contou o estudante Abdullah Fahmi à Reuters. ? Estávamos na aula quando ouvimos uma explosão alta seguida de tiros. Era muito próximo. Alguns estudantes choravam e outros gritavam ? relatou o jovem, que conseguiu escapar e machucou o tornozelo na fuga.

Entre as pessoas que estavam no interior do complexo, está o fotógrafo da Associated Press Massoud Hossaini, vencedor do Pulitzer, que tuitou enquanto estava em uma sala de aula com 15 alunos: “Ajudem. Tiros seguidos de explosão. Podem ser meus últimos tuítes”. Segundo a AP, o fotojornalista conseguiu escapar.

? Fui à janela ver o que estava acontecendo e vi uma pessoa com roupas normais do lado de fora. Ele atirou na minha direção e quebrou o vidro ? disse Hossaini, que cortou a mão com os estilhaços do ataque.

A Universidade Americana abriu seu campus no país em 2006, e é frequentada por mais cerca de 1,7 mil alunos.

Cabul2.jpg