Cotidiano

Plateia petrificada para música inacabada de Roberto Carlos

RIO – O sonho de todo artista é deixar a plateia petrificada. O cantor Vicente Telles até que consegue, em parte, um público imóvel ao cantar uma música inacabada de Roberto Carlos, de 1966. Não é nem pela canção, composta durante a explosão da Jovem Guarda e nunca gravada. É que Vicente se apresenta em frente a esculturas famosas na cidade, como as de Tom Jobim, Dorival Caymmi e Carlos Drummond de Andrade. Esta foi a forma que ele encontrou para divulgar ?Você vai perder o seu bem?, composição que completou sem o aval do Rei.

? Daqui a pouco esta música se transforma no ?Hino das Estátuas?. Sinto uma forte vibração. Até hoje reclamação zero ? brinca Vicente Telles, que se tornou mais conhecido após protagonizar, em 1998, o quadro ‘Faça-me sorrir”, no Domingão do Faustão, na TV Globo. Havia até prêmio em dinheiro, mas ninguém conseguiu fazê-lo dar um risinho sequer. Nem mesmo artistas e jogadores de futebol.

Vicente conta ter encontrado Roberto Carlos, na Urca, há pouco mais de um ano. Na ocasião, mostrou, no celular, a sua versão da música.

? Roberto disse: ?Ah, você é o tal, né bicho?? Aí, eu respondi: ?Não. Eu sou o parceiro do tal? ? relata Vicente, que costuma divulgar nas redes sociais que a música é dele, Roberto e Erasmo.

A autoria, porém, não é compartilhada. Roberto Carlos, por meio da assessoria, ressaltou que tem apenas um parceiro: Erasmo Carlos. Se não for com Erasmo, observou o Rei, prefere compor sozinho. Acrescentou ainda que, diferente do que já foi divulgado, registrou ?Você vai perder o seu bem? em 1966, o mesmo ano da gravação do ensaio contido na fita-cassete encontrada por Vicente.

Vicente também tentou registrar a música na Sociedade Brasileira de Administração e Proteção dos Direitos Intelectuais (Socinpro), mas não conseguiu porque a entidade identificou a duplicidade. Apesar do contratempo, Roberto Carlos não se manifestou contra as apresentações informais que Vicente faz com a música na Feira de São Cristóvão e em frente às estátuas, sobretudo na Zona Sul do Rio.

ROBERTO, ERASMO E VICENTE

Roberto Carlos até se lembrou do encontro com Vicente Telles e de terem feito uma foto juntos. Nada além disso. Já Vicente se recorda um pouco mais. Diz que depois de ter mostrado a sua versão da música, perguntou a Roberto se haveria algum problema.

? Na hora de sair, eu perguntei: ?Roberto está tudo certo, né?? Ele disse: ?Tudo bem, bicho.? Ele teve esta paciência comigo ? reconhece Vicente, conformado com uma resposta não muito clara.

As apresentações de Vicente Telles podem ser conferidas em sua página no Facebook ou no canal no Youtube. Ele conta que a ideia de usar as estátuas veio após uma caminhada pelo Calçadão de Copacabana. Sentado ao lado da escultura de Carlos Drummond de Andrade, pensou sobre os atos de vandalismo e decidiu cantar a música de Roberto para chamar a atenção para o problema.

? Valoriza todos os lados. É uma coisa muito nobre: Drummond, a poesia de Roberto Carlos e eu posso estar incluído aí neste time. Fui valorizando as estátuas, e do Drummond passei a outras ? explica Vicente, que consegue reunir animados banhistas e turistas em suas apresentações.

Roberto Carlos não explicou porque não completou ?Você vai perder o seu bem?. Mas ressaltou que, como já ocorreu em outras composições, pode algum dia terminá-la.

O problema é que Vicente não aguentou esperar. Ouviu a música pela primeira vez em encontro com um colecionador, em sua casa, que lhe mostrara a fita com a gravação. Hábil, o cantor fez uma cópia em seu aparelho, sem que o visitante percebesse. Mesmo sem chegar a um acordo para comprar a raridade, ele ficou com a reprodução.

Hoje, a fita já circula pela internet. É um ensaio de Roberto Carlos, com músicas que entraram no disco ?Roberto Carlos?, de 1966, como ?Namoradinha de um amigo meu?, ?Eu te darei o céu? e ?Negro gato?. Na gravação, Roberto canta ?Você vai perder o seu bem? e diz que ainda não a finalizou. Em 2014, Vicente colocou mais alguns versos e lançou a sua versão. Seu sonho é um dia Roberto o apresentar em programa de TV do jeito que chama o irmão-camarada Erasmo Carlos: ?Com vocês, o meu amigo Vicente Telles…?

Mas, afinal, por que Roberto Carlos não gravou ?Você vai perder o seu bem?? Para Vicente, Roberto descartou a música porque a harmonia é muito semelhante à ?Namoradinha de um amigo meu?. Para o parceiro não reconhecido do Rei, ficaria ruim duas músicas parecidas em um mesmo disco.

? Acho que o Roberto não completou esta música, porque o repertório de 1966, que tem o ?Negro Gato?, é um repertório mil. Não é dizer que essa música não seja mil. ?Namoradinha de um amigo meu? tem até uma passagem de ?Você vai perder…? Ele deve tê-la deixado de fora pelo fato de já ter uma música com harmonia semelhante. E também para deixar pra mim.