Cotidiano

Piscina do Ciro Nardi volta a funcionar após seis meses de interdição

Alunos de todas as turmas de natação e de hidroginástica que estão aptos a frequentar as aulas podem voltar às atividades

Após seis meses fechada, a piscina do Centro Esportivo Ciro Nardi voltou a funcionar hoje (28) para todas as turmas de natação e de hidroginástica, que totalizam 1.440 vagas. Os 1.180 alunos aptos a frequentar as aulas já podem retornar às atividades nos horários habituais, informou o gerente da Divisão de Lazer da Secretaria de Esporte, Cleber Fonseca. "Os alunos que estão com os exames em dia podem comparecer nos dias e horários que estão matriculados. As vagas remanescentes serão disponibilizadas na segunda quinzena de abril".

Nesta manhã, boa parte das turmas de hidroginástica contaram com quase a totalidade dos frequentadores. Na natação a presença da criançada foi tímida. "Nem todos os alunos ficaram sabendo a tempo. A partir de amanhã acreditamos que haverá presença maciça", explica Cleber.

Para reabrir a piscina a Secretaria de Esporte e Lazer venceu uma verdadeira "via crucis". Foi necessário cumprir mais de 40 itens exigidos pelo Corpo de Bombeiros para liberar o local após uma explosão na caldeira registrada no mês de setembro do ano passado, que levou à interdição do espaço. Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado com o Município, que precisou adequar hidrantes, saídas de emergência, rampas, extintores, readequar o projeto do GLP para o aquecimento da água da piscina, a casa de gás, entre outros itens de segurança até que na semana passada foi obtido o laudo de aprovação para o funcionamento.

"Hoje já conseguimos aquecer a piscina a 29,5 graus, dentro das normas da ABNT para natação e hidroginástica, com a segurança necessária aos frequentadores", comemorou Cleber Fonseca.

Região Norte

Na piscina do Parque Tarquínio, os 700 alunos continuam tendo aulas normalmente. Já a piscina da região Norte da cidade está fechada e precisará de uma reforma geral. Como medida paliativa, até que ela possa ser reaberta os alunos da Região Norte poderão usar uma vez por semana a piscina do Ciro Nardi.

"Mudamos o dia de manutenção da piscina do Ciro Nardi para o sábado e destinaremos a segunda-feira para os alunos da Região Norte. Enviaremos um ônibus para transportar-los nos horários das 8h30 e das 13h30. Como a piscina aqui é maior, poderemos juntar as turmas", detalhou Cleber, lembrando que medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de abril.

Dúvidas sobre o funcionamento das piscinas, vagas e matrículas podem ser esclarecidas pelo telefone: (45) 3902-1345.