Cotidiano

Pedro Paulo olha para marqueteiro ao ser alvo, e Jair Bolsonaro xinga na plateia

pedro-pauloRIO ? Apesar de ter subido o tom nos últimos dias contra os adversários, o candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Pedro Paulo foi orientado por sua equipe de comunicação a ser propositivo no debate da Rede Record. A avaliação é que ataques não interessam ao eleitor. A estratégia era revidar apenas se fosse provocado, o que acabou acontecendo.

O peemedebista também fez questão de só se referir a Marcelo Crivella (PRB) como ?bispo?. Para diminuir sua rejeição, Crivella tenta se descolar da Igreja Universal.

Pedro Paulo ameaçou não ir ao debate, porque não concordava com a permissão de uso das imagens do debate na propaganda eleitoral. Nos debates anteriores, ele foi alvo dos adversários.

O peemedebista também havia pedido para não ser filmado enquanto ouvisse as perguntas direcionadas a ele. As regras, no entanto, foram mantidas.

Enquanto os outros candidatos levantavam o assunto violência contra a mulher, Pedro Paulo olhava para seu marqueteiro, Renato Pereira, sentado na plateia. Desta vez, ao contrário do debate da Rede TV, ele não pediu direito de resposta, já que não foi citado diretamente. Da outra vez, o pedido não foi concedido, o que aumentou o desgaste na avaliação de integrantes da campanha peemedebista.

No primeiro intervalo, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) chamou Alessandro Molon (Rede) de ?bosta? e de ?merda? por ter citado acusação de crime ambiental contra ele. Flávio Bolsonaro (PSC) se confundiu ao dizer que Molon tinha como aliado um apoiador da invasão do Jardim Botânico. Ele se referia a Edson Santos (PT), vice de Jandira Feghali (PCdoB), que estava na plateia e ria.

Patinando nas pesquisas, Osorio (PSDB) e Molon esperavam, com o debate, conquistar votos dos indecisos ? 6% no último Datafolha.

Os candidatos chegaram praticamente juntos ao debate e ficaram constrangidos de terem que ficar lado a lado, em uma fila, esperando para dar entrevista antes de terem o acesso liberado aos camarins.