Policial

Operação desarticula quadrilha de traficantes que aterrorizava bairro em Cascavel

Cinco integrantes de uma quadrilha envolvida no tráfico de drogas, homicídios e outros crimes na cidade de Cascavel foram presos na “Operação Regressus”, deflagrada nesta sexta-feira (2), pela Polícia Civil. Outros três suspeitos são considerados foragidos.

Os 132 policiais também cumpriram 32 mandados de busca e apreensão encontrando drogas, armas brancas, R$ 6 mil em dinheiro e bens adquiridos com o dinheiro do tráfico de drogas. Um homem também foi preso em flagrante por tráfico portando certa quantidade de crack e R$ 1.865 em notas diversas.
A ação, que contou com o apoio de policiais das delegacias de Cascavel, Laranjeiras, Foz do Iguaçu Toledo, da Divisão de Narcóticos (Denarc) de Cascavel, do 5.o Comando Regional e do 6.o Batalhão da Polícia Militar, foi realizada no Bairro Julieta Bueno.

A região é uma das mais populosas de Cascavel, concentra o maior índice de homicídios e vive sob a lei do silêncio imposta pelos criminosos investigados.

Com as ruas do bairro batizadas por nomes como Amor, Fraternidade e Ternura, o local se tornou um condomínio do tráfico e da violência. A organização criminosa incluía parentes, vizinhos e usava, inclusive, filhas adolescentes de alguns dos integrantes para o transporte das drogas dentro de bonecas. 
Dois líderes do grupo fugiram antes da chegada dos policiais. Na casa de um deles foram encontradas uma estrutura de segurança com monitoramento infravermelho, vários objetos de valor. 

Todos os alvos já tinham passagem policial e, de acordo com as investigações, e agora serão indicados por homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, por ilegal de arma de fogo e fraude processual.

INVESTIGAÇÃO – As investigações começaram após o homicídio de um casal ocorrido no bairro em 5 de janeiro deste ano. Ambos eram usuários de drogas e foram mortos por conflitos envolvendo o tráfico. A polícia apurou que a decisão de executar as vítimas foi tomada em uma espécie de ‘assembleia’ entre os traficantes.

Em abril, um adolescente e um homem foram presos e confessaram o crime, desde a execução até a desova dos corpos em uma área rural. As diligências levaram à descoberta de qual veículo foi usado, na participação de outros envolvidos e ajudou a desvendar a estrutura dessa organização criminosa.

A liderança da quadrilha e seus integrantes são residentes no bairro, criado para abrigar famílias oriundas de uma antiga invasão na cidade. Além de traficar drogas no local, os envolvidos são suspeitos da distribuição de entorpecentes em grande quantidade em outras regiões da cidade. 

No Julieta Bueno, os criminosos usavam a casa de outros moradores para guardar drogas e, em alguns casos, os expulsando do local.

 
Um dos Integrantes dessa quadrilha é suspeito ainda da morte de Julio Chagas Pinto, de 22 anos, 23 de dezembro de 2016. Dois outros homicídios ainda estão sendo apurados para identificar se houve participação dos membros deste grupo criminoso.

Nome – A Operação foi chama de Regressus, com a ideia de retomada da localidade por parte do poder público e da população, não mais sob o domínio do crime.