Cotidiano

ONU chama bombardeios e cerco em Aleppo de ?crimes de proporções históricas?

GENEBRA ? O Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al Hussein, classificou o cerco e o bombardeio de Aleppo como crimes de proporções históricas nesta sexta-feira. Ele acusou todas as partes envolvidas de violar a lei humanitária internacional na guerra civil síria. Em cinco anos de confrontos, já são centenas de milhares de mortos e milhões de pessoas que deixaram o país.

Hussein disse que os grupos de oposição armados continuam a lançar morteiros contra bairros de civis no Oeste de Aleppo. No entanto, ressaltou, os ataques aéreos indiscrimados do regime sírio e seus aliados no Leste da cidade são responsáveis pela grande maioria das mortes de civis.

Para o Alto Comissário da ONU, estas violações constituem crimes de guerra. E, se cometidos como parte de um ataque sistemático ou generalizado contra civis, são crimes contra a Humanidade.

Uma trégua humanitária decretada por Moscou entrou em vigor na quinta-feira em Aleppo, mas quase nenhum habitante dos bairros rebeldes transitou pelos corredores abertos para a evacuação de civis e rebeldes.

Há várias semanas, as potências ocidentais acusam Moscou de “crimes de guerra” por bombardeios extremamente violentos, iniciados em 22 de setembro, que mataram centenas de civis e destruíram boa parte da infraestrutura, sobretudo hospitais.

Aleppo, que já foi a capital econômica da Síria, se transformou em um dos símbolos da guerra que está destruindo o país desde 2011. A cidade está dividida desde 2012 entre a zona oeste pró-governo e a zona leste controlada pelos rebeldes.