Cotidiano

Número de mortos em atentado de Istambul sobe para 41, incluindo 13 estrangeiros

Entre os mortos que foram identificados, estão 23 turcos e 13 estrangeiros

ISTAMBUL — Investigadores turcos se debruçam sobre imagens de vídeo e declarações de testemunhas nesta quarta-feira, depois de três terroristas suicidas abrirem fogo e se explodirem no principal aeroporto de Istambul, matando 41 pessoas e ferindo cerca de 239. As autoridades confirmaram que entre os mortos estão 23 turcos e 13 estrangeiros. Indícios apontam que o Estado Islâmico (EI) realizou o ataque, segundo o premier Binali Yildirim.

O ataque no terceiro aeroporto mais movimentado da Europa foi um dos mais mortais em uma série de atentados suicidas nos últimos meses na Turquia. O país faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o Estado Islâmico em Iraque e Síria.

O presidente Tayyip Erdogan disse que o ataque deve servir como um ponto de virada na luta global contra o terrorismo. Em torno de 130 feridos continuam hospitalizados.

Um atirador abriu fogo no terminal de partidas com um rifle automático, antes de todos os três se explodirem dentro ou ao redor da sala de desembarque no andar debaixo, segundo testemunhas e autoridades.

Um vídeo mostrou um dos agressores no interior do edifício do terminal sendo baleado, aparentemente por um policial, antes de cair no chão. Ele então se explodiu cerca de 20 segundos depois.

— É um quebra-cabeça. As autoridades estão vasculhando imagens do circuito de segurança e declarações de testemunhas — disse um oficial turco.

Sem citar fontes, a agência de notícias Dogan disse que as autópsias dos três terroristas haviam sido concluídas e que eles podem ser estrangeiros.

Dois funcionários de contraterrorismo dos EUA familiarizadas com as primeiras fases das investigações afirmaram que o Estado Islâmico estava no topo da lista de suspeitos, embora não havia nenhuma evidência ainda.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade mais de 12 horas após o ataque, que começou por volta de 21h50 (horário local).

VÍTIMAS DE MUITAS NACIONALIDADES

A posição de Istambul, uma ponte entre a Europa e a Ásia, fez aeroporto de Ataturk, o maior do país, um importante centro de trânsito da Turquia para passageiros em todo o mundo. Um ucraniano, um iraniano e pelo menos um palestino estão entre os mortos, disseram as autoridades. A mídia da Arábia Saudita diz que sete sauditas estavam entre os feridos.