Cotidiano

?Nexit?, saída da Holanda da União Europeia, é vista como possível

64973951_A view of the city of Rotterdam with it%27s landmark Erasmus bridge also known as The Swa.jpg

ROTTERDAM, Holanda ? O clima político na Holanda se voltou majoritariamente para questões internas nos últimos anos, e, após o precedente aberto pela decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, alguns analistas apontam a possibilidade de a Holanda ? um dos membros fundadores do bloco ? seguir pelo mesmo caminho. À medida que as eleições parlamentares de 15 de março se aproximam, o legislador popular Geert Wilders domina cada vez mais as pesquisas, com um manifesto isolacionista que pede que o país ?volte a ser independente?. Um dos principais lemas de seu discurso é “Fazer a Holanda nossa de novo”.

A possível partida holandesa da União Europeia já tem nome: ?Nexit?, à semelhança do ?Brexit? da Grã-Bretanha. O termo vem do nome do país em inglês: Netherlands.

? Vejo a União Europeia como um antigo Império Romano que está deixando de existir. Isso acontecerá ? afirmou Geert Wilders em entrevista à Associated Press.

64954846_A supporter holds a leaflet of Dutch far-right Freedom Party leader Partij Voor De Vrij.jpgO Partido para Liberdade, do qual Wilders faz parte, é um grande concorrente para ganhar o voto popular, com a maioria das pesquisas ? faltando apenas um mês para a eleição ? mostrando-o à frente de todas as outras legendas. Ao longo dos últimos dez anos, os holandeses já votaram em referendos contra propostas da União Europeia duas vezes.

No dia do lançamento oficial da campanha de Wilders, no último sábado, dia 18 de fevereiro, muitas pessoas que prometem votar nele foram às ruas segurando cédulas de dinheiro falsas com o rosto do político estampado. A mensagem que querem passar é que preferem usar uma moeda holandesa, em vez do euro.

Não são muitos os analistas que acreditam que o ?Nexit? vá se materializar. Isso porque, apesar de sua popularidade, Wilders terá que lutar para conseguir encontrar parceiros de coalizão entre os principais partidos, o que o evitam por conta de sua estridente retórica anti-Islã e anti-União Europeia.

Por outro lado, também poucos observadores previram,no ano passado, que a Grã-Bretanha votaria para se tornar o primeiro país a deixar a UE. Por isso as preocupações são reais sobre os possíveis efeitos de um Nexit ? ou de uma total desintegração da unidade europeia impulsionada pelo aumento do populismo nacionalista no continente.

64955684_Dutch far-right politician and leader of the Partij Voor De Vrijheid PVV or Freedom Par.jpgUma saída da UE seria provavelmente um enorme golpe para Rotterdam, por exemplo, uma cidade cosmopolita conhecida por seu porto, um dos mais movimentados do mundo. A cidade emprega 90 mil pessoas, e outros 90 mil estão diretamente ligados às atividades dessa cidade em outras partes do país.

O estrategista corporativo do porto de Rotterdam, Michiel Nijdam, acredita que uma saída holandesa da UE parece improvável, embora não impossível.

? Porque somos tão dependentes de nosso comércio com outros países isso nos feriria tanto que não acho que seja provável ? disse ele. ? Mas você nunca sabe o que acontece se muitas pessoas pensam que é uma boa ideia e acabarmos votando em um partido que é pró-Nexit.