Cotidiano

Ministro entrega obras de revitalização em Foz

Solenidade está agendada para as 9h30 de hoje, na aduana brasileira

Foz – A revitalização da Ponte Internacional da Amizade será inaugurada às 9h30 de hoje em Foz do Iguaçu. Diversas autoridades confirmaram presença, entre elas o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Malta Lessa. As obras consumiram mais de R$ 10 milhões e resultam de um apelo da comunidade, por meio do Codefoz, de modernização e de aumento da segurança na estrutura, que liga Foz e Cidade do Leste, no Paraguai.

A revitalização foi concluída após dezoito meses de trabalhos realizados por 80 profissionais. Em 51 anos desde que foi inaugurada, essa é a primeira grande reforma promovida na ponte. Em 2002, a estrutura recebeu pintura e melhorias no sistema de dilatação. Segundo o supervisor do Dnit em Foz, Vicente Veríssimo, a revitalização inclui a recuperação da pista, instalação de grades externas e cobertura dos passeios de pedestres e adequação das condições de acessibilidade.

Veríssimo informa que também foram feitos serviços de correção das juntas de dilatação, limpeza, tratamento e pintura da estrutura, instalação de grades metálicas entre a pista e os passeios de pedestres e sinalização. Ele relembra os momentos de desafio para as equipes de técnicos e trabalhadores, como o tratamento preventivo da estrutura, a uma altura de 70 metros. A recuperação da pista, que exigiu a interrupção do trânsito também requereu maior planejamento.