Cotidiano

Merenda especial é oferecida a alunos com intolerância à lactose

A saúde das crianças é parte fundamental para um melhor desempenho em sala de aula. Preocupada com essa questão, a Secretaria de Educação de Santa Terezinha de Itaipu oferece uma alimentação diferenciada na merenda escolar aos alunos que são diagnosticados com intolerância ou alergia à lactose e ao glúten. No município são cerca de 20 alunos que necessitam dessa merenda especial.

"Se a criança tem alguma restrição alimentar e você não oferece esse alimento diferenciado, a saúde dela estará prejudicada, podendo levar a crises de alergia, fazendo com que essa criança precise ficar afastada por um tempo da escola", explica a secretária de Educação, Simara Cordeiro da Silva Jorge.

O fornecimento dessa merenda sem lactose e sem glúten especificamente a esses alunos é realizado após exames médicos. "A merenda é oferecida tendo uma avaliação médica. A criança passa por exames realizados pelo pediatra, os pais trazem esse diagnóstico para que possamos oferecer essa alimentação diferenciada", comenta a secretária Simara Cordeiro da Silva Jorge.

Todas as cinco escolas municipais e os cinco CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) oferecem a alimentação diferenciada. Dos cinco CMEIs, quatro funcionam em período integral e fornecem cinco refeições diárias, sendo três completas e duas intermediárias, com frutas por exemplo.