Cotidiano

Inverno promete ser ameno e traz alívio ao campo

Precisamente à 1h24 desta quarta-feira teve início a estação mais gelada do ano. O inverno segue até as 17h02 de 22 de setembro. Segundo o Instituto Simepar, no Paraná a estação terá volume de chuvas menor.

A boa notícia para quem não gosta do frio de rachar é que a estação não deverá ser tão gelada como foi em 2016, nem tão quente como a registrada em 2014. Segundo o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, a promessa é de mais estabilidade, que pode ser traduzida por dias com baixos índices de umidade no ar, ausência de nuvens e geadas frequentes, mas somente nas regiões tradicionalmente mais geladas, como o sul e o centro-sul do Paraná.

A informação traz alívio ao campo, principalmente aos produtores que cultivaram 99,2 mil hectares com trigo na região de Cascavel e estão otimistas, esperando colher 312,4 mil toneladas, ressalta o economista do Deral (Departamento de Economia Rural) Hugo Godinho.

O mesmo deve ocorrer com o milho safrinha, que começa a ser colhido, mas com a maior parte das lavouras ainda em estágio de frutificação, caminhando à reta final do ciclo. Em 380.775 hectares no Núcleo Regional de Cascavel da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento), espera-se colher 2,4 milhões de toneladas e geadas nas próximas semanas seriam ruins para as lavouras.

Como começa

Em Cascavel a previsão é de que o primeiro dia da nova estação seja com sol, mas com temperaturas amenas. A mínima deve ser de 10oC e a máxima não vai passar dos 20oC. “O início da estação deve ser marcado pelo tempo seco, sem chuva e com frio, que deve se prolongar pelo Estado pelas próximas 48 horas”, afirma o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa.