Cotidiano

Gestor terá de ser hábil para vencer crise

Gastos precisam ser bem calculados para que o orçamento de Tupãssi continue no azul

Tupãssi – Após oito anos como vice-prefeito de Tupãssi, Ailton Caeiro da Silva, o Ito, assume a partir de 1º de janeiro de 2017 o cargo de prefeito. Eleito com 2.842 votos válidos, pretende dar continuidade aos projetos executados na gestão de José Carlos Mariussi, o Cal, junto com seu vice, o professor Paulo Santana.

Ito sabe que as prefeituras vão enfrentar períodos difíceis devido à recessão da economia nacional. “Essa é uma preocupação dos mais de cinco mil prefeitos eleitos no País, um problema latente que só vai melhorar a longo prazo. Isso fará com que as prefeituras paguem um preço alto, especialmente por ter que ‘apertar as correias’ e ter criatividade e habilidade para avançar”, relata. Uma das soluções para que a população não fique desamparada, é dar atenção às pequenas ações, desde que deem resultados, além de dar continuidade ao que já foi implantado em gestões anteriores e que estão dando certo.

Parte dessas ações se destina à integração e redução de secretarias, que permanecem as mesmas desde 2008. “Vamos renovar, reduzir e integrar as secretarias, algo que já deveria ter acontecido. É um clamor da população e que também vem ao encontro do equilíbrio financeiro”, afirma Ito Caeiro da Silva.  

Sobre o orçamento, Ito ressalta que Tupãssi há anos consegue encerrar o ano com saldo positivo, o que não será diferente neste. “Trabalhamos com uma equipe financeira muito boa e todos nossos gastos são muito calculados, o que nos permite manter as contas em dia e em ordem”.

Prioridades

Ito elenca a saúde como prioridade em seu governo. Em Tupãssi, há em funcionamento quatro Unidades Básicas de Saúde e um Hospital Municipal, que atende 24 horas, em escala de plantão. “Vamos continuar tendo a saúde como setor prioritário, e melhorar aquilo que já foi implantado no município. Nossa parceria com o Ciscopar [Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná], que ajudei a conseguir ainda como vice-prefeito, fez a diferença no atendimento à população que depende da saúde pública”, lembra.

A maior fonte de arrecadação de Tupãssi é o agronegócio. A estimativa é de que o ICMS do próximo ano atinja R$ 9 milhões, conforme o prefeito eleito. Grande parte desse montante vem da agricultura, que tem garantida atenção especial da nova gestão.

Parceria

“A nossa proposta é firmar uma parceria com os agricultores para melhorar as estradas vicinais, especialmente as que dão acesso à sua propriedade. A prefeitura entra com a pedra, transporte do material, preparação do solo e maquinário e o produtor só terá despesa com o pagamento do assentamento da pedra na estrada dele”, explica Ito. Segundo ele, a ideia foi muito bem aceita pelos produtores rurais, já que vai melhorar o escoamento da safra e evitar perdas na produção. “É preciso dar suporte ao homem do campo. Enxergamos esse gargalo e vamos solucioná-lo”, reitera. 

Educação

Na educação, os profissionais continuarão com as capacitações ofertadas todos os anos. Aos alunos, Ito destaca a melhora no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) a partir da implantação de um novo método de ensino, com materiais didáticos de qualidade. “Isso proporcionou um avanço no setor, e mantendo esse trabalho, os resultados serão ainda melhores”, diz. As escolas de Tupãssi têm ainda a preparação da merenda escolar com acompanhamento nutricional.

Esporte e lazer

Ito lamenta que os investimentos feitos no esporte, na cultura e no lazer ainda não atendam à demanda da população. No entanto, diz que projetos, como a pista de skate, serão colocados em prática em sua gestão. “Os jovens não têm opção de lazer em Tupãssi, e se não tiverem essas alternativas eles [os jovens] seguem para o caminho das drogas, o que queremos evitar. Esse tipo de investimento dá resultados positivos, e precisamos melhorar isto”.