Esportes

Futsal tem 108 gols, xadrez relâmpago os campeões e basquetebol placar contundente em Santa Isabel do Ivaí

Teve início neste sábado (10), a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Santa Isabel do Ivaí, município que integra o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Loanda. Três modalidades – basquetebol, futsal e xadrez – abriram as disputas que se estendem até o próximo dia (15). O futsal chegou a 108 gols na primeira rodada, nas 15 partidas disputadas no feminino e masculino, além dos jogos pelo masculino especial. O basquetebol masculino B também apresentou vitória contundente, com vantagem de 44 pontos, e o xadrez relâmpago estabeleceu os primeiros campeões.

No futsal, os confrontos ocorreram nos ginásios José Dias Delgado e Manoel Valadão. A rodada apresentou 71 gols em oito jogos masculinos, 25 gols em cinco partidas femininas, e mais 12 gols em dois duelos no masculino especial. A maior goleada da primeira rodada ficou para a classe especial, que apresentou a vitória da Escola Especial La Salette, de Nova Londrina, contra a Escola Especial João Paulo II, de Loanda, por 9 a 0.

O segundo placar mais elástico, no masculino da Classe B (12 a 14 anos), com a vitória do Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, que fez 9 a 1, diante do Colégio Cecília Meireles, de São Pedro do Paraná. No feminino, o placar a se destacar foi o da vitória do Colégio Alberico M. da Silva, de Santa Isabel do Ivaí, que fez 6 a 1 contra o Colégio Cecília Meireles, de São Pedro do Paraná, pela Classe B.

Nos confrontos pelo feminino da Classe A (15 a 17 anos), a equipe do Colégio Ary Dresh, de Nova Londrina, superou o Colégio Manoel Romão Neto, de Porto Rico, por 3 a 0. O time do Colégio Constantino Marochi, de Santa Cruz de Monte Castelo, ganhou ´apertado´, por 3 a 2, da equipe do Colégio Rui Barbosa, de Itaúna do Sul. No terceiro duelo feminino A, o Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, superou o Colégio Estadual de Loanda, por 4 a 1.

Pelo feminino B, duas partidas ocorreram. Além da goleada do Colégio Aberico M. da Silva, de Santa Isabel do Ivaí, por 6 a 1, contra o Colégio Cecília Meireles, de São Pedro do Paraná, a equipe do Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, faturou o resultado positivo diante da Escola Machado de Assis, de Itaúna do Sul, por 4 a 1.

No masculino da Classe A, o Colégio Ary Dresh, de Nova Londrina, ganhou de 3 a 2 do Colégio Rui Barbosa, de Itaúna do Sul. Outros três confrontos foram realizados no masculino: o Colégio Princesa Izabel, de Marilena, venceu o Colégio Manoel Romão, de Porto Rico, por 4 a 1. O Colégio Santos Dumont, de Santa Cruz do Monte Castelo, também ganhou, de 3 a 2, do Colégio Humberto de Campos, de Querência do Norte. O Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, também goleou: 8 a 0 contra o Colégio Cecília Meireles, de São Pedro do Paraná.

Pela Classe B masculina foram quatro partidas. O Colégio Marechal Arthur C. Silva, de Planaltina do Paraná, venceu o Colégio Manoel Romão Neto, de Porto Rico, por um gol de diferença: 6 a 5. O Colégio Santos Dumont, de Santa Cruz do Monte Castelo, realizou duelo contra o Colégio Estadual de Santa Mônica, e venceu por 5 a 1. O jogo entre o Colégio Pequeno Príncipe, de Nova Londrina, contra a Escola Machado de Assis, de Itaúna do Sul, teve a vitória do primeiro, por 6 a 3. E o resultado positivo do Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, contra o Colégio Cecília Meireles, de São Pedro do Paraná, por 9 a 1.

No masculino da Classe Especial, a Escola Ezoldina Shueroff, de Querência do Norte, no jogo contra a Escola Especial Maria Torre, de Santa Cruz do Monte Castelo, faturou a vitória pelo placar de 2 a 1. Já a equipe da Escola Especial La Salette, de Nova Londrina, fez 9 a 0 diante da Escola João Paulo II, de Loanda.

Xadrez relâmpago tem domínio de Nova Londrina e Diamante do Norte

O xadrez relâmpago definiu neste sábado os primeiros campeões da modalidade em Santa Isabel do Ivaí. Em partidas ocorridas na Escola Professor Manoel Rodrigues da Silva, os municípios de Diamante do Norte e Nova Londrina se destacaram. Ambos conquistaram duas de ouro e duas medalhas de prata. Na contagem do bronze, Diamante do Norte ficou com duas, contra uma de Nova Londrina, enquanto Querência do Norte ficou com uma, resultado que beneficiou Diamante do Norte no quadro de medalhas.

No feminino da Classe A (15 a 17 anos) o ouro ficou com Ana Paula de Souza, do Colégio Ary João Dresh, de Nova Londrina. A prata com Rayani Pereira dos Santos, do Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, e o bronze com Maria Beatriz F. C. da Silva, do Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte.

No masculino A, ouro para Elias Aparecido Voss da Silva, do Colégio Humberto de Campos, de Diamante do Norte. A segunda posição ficou com Lucas Aguirre Shiguemoto, do Colégio Ary João Dresh, de Nova Londrina. Daniel dos Santos Ariza do Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, preencheu o pódio.

No feminino da Classe B (12 a 14 anos) o título acabou com Ana Julia Alencar Herreira, do Colégio Reynaldo Massi, de Diamante do Norte. Julia Lavrati Maldonado, do Colégio Ary João Dresh, de Nova Londrina, conquistou o vice-campeonato, enquanto Marcelly Plantz Borsatto, do Colégio Humberto de Campos, de Querência do Norte, ficou com a terceira posição.

No masculino B, Kevyn Raua Muller Xavier, do Colégio Ary João Dresh, de Nova Londrina, assegurou a medalha de ouro. Alexandre Cota Santin, do Colégio Reinaldo Massi, de Diamante do Norte, obteve a medalha de prata, e João Antonio de Oliveira de Macedo, do Colégio Ary João Dresh, de Nova Londrina, fechou com a medalha de bronze.

Basquetebol tem quatro jogos na abertura

O basquetebol dos JEPs teve iniciou com quatro partidas – duas femininas e duas masculinas, nas Classes A e B -, no ginásio de esportes Manoel Valadão.

O confronto com placar mais contundente foi entre o Colégio Marechal Arthur C. Silva, de Planaltina do Paraná, que ganhou de 46 a 2 da equipe do Colégio Ary Dresh, de Nova Londrina, pelo masculino da Classe B. No masculino da Classe A, a equipe do Colégio Dresh, de Nova Londrina, superou o Colégio de Loanda, por 49 a 21. Pelo feminino A, o time do Colégio Marechal Arthur C. Silva, de Planaltina do Paraná, conquistou ótima vitória diante do Colégio Ary Dresh, de Nova Londrina, por 44 a 11. Pelo feminino B, o Colégio Marechal Arthur C. Silva, de Planaltina do Paraná, fez 11 a contra o Ary Dresh, de Nova Londrina.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Santa Isabel do Ivaí.