Policial

Forças policiais concluem curso de operações especiais

O curso teve mais de 300 horas/aula e 16 dias de duração, com o objetivo de aperfeiçoar as missões policiais de alto risco

Curitiba – O Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) do Paraná concluiu ontem curso de operações especiais ministrado em conjunto com a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) do Rio de Janeiro. Participaram da capacitação 23 policiais do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará.

A atividade teve por objetivo aprimorar perspectivas físicas, táticas, psicológicas e intelectuais. O curso teve mais de 300 horas/aula e 16 dias de duração, com o objetivo de aperfeiçoar as missões policiais de alto risco.

“Nos momentos e crimes mais graves, quando a sociedade precisa de uma resposta rápida e técnica, o Cope tem sido muito eficaz, atuando desde em ameaças a políticos e autoridades quanto em latrocínios, crimes sexuais, roubo de caixa eletrônico e atuação de organizações criminosas”, disse o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas por instrutores de todo o Brasil e envolveram atividades de rapel, direção ofensiva e defensiva, combate em ambientes confinados, treinamento de tiro tático contra a emboscada, patrulha em área de risco, treinamento físico, psicológico e técnico. Aulas de suporte à vida, gerenciamento de crises, cumprimento de ordens judiciais e investigações policiais também fizeram parte da grade.

PROFISSIONALIZAÇÃO

Segundo o delegado titular do Cope, Rodrigo Brown, todos os policiais que atuam na unidade já passaram pelo curso. “Com a conclusão desta edição, 100% do efetivo da unidade recebeu conhecimento específico, atingindo sucesso em todas as missões propostas. Com isso, buscamos a profissionalização e a padronização de procedimentos que uma unidade de operações especiais deve ter”, explicou.