Cotidiano

Força-tarefa aborda moradores de rua

Comerciantes que trabalham ao lado desses locais dizem já estar esgotados de pedir providências

Cascavel – Sai governo e entra governo e a situação permanece a mesma em alguns locais públicos de Cascavel, principalmente no gramadão ao lado da Rodoviária e na Praça da Bíblia. Nestes pontos, há uma grande concentração de moradores de rua e de artistas de rua estrangeiros. Comerciantes que trabalham ao lado desses locais dizem já estar esgotados de pedir providências por parte das autoridades sobre a presença dessas pessoas nesses locais, afirmam, porém, que seus pedidos são em vão. O Hoje flagrou nesta quinta-feira, artistas de rua estrangeiros acampados com barracas na Praça da Bíblia.

Para tentar minimizar o problema em Cascavel, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Polícia Militar, inicia nos próximos dias mais uma etapa de uma força-tarefa, criada com o propósito de identificar essas pessoas e conferir se alguma delas possui algum tipo de restrição relacionada a antecedentes criminais.

A secretária de Assistência Social de Cascavel, Inês de Paula, reconhece a existência do problema e afirma estar de mãos atadas, uma vez que a sua pasta não tem poder de polícia para obrigar essas pessoas a deixar esses pontos. “Constantemente realizamos o serviço de abordagem social para verificar a situação dessas pessoas e colocar os serviços do Município à disposição”, comenta a secretária.

Segundo ela, o Município conta com três serviços específicos para atender esse público: o centro e a Casa POP e o Albergue Noturno. “Nem todos querem se deslocar até estes locais e preferem permanecer nas ruas”, afirma.

A secretária aponta a crise financeira como fator responsável pelo aumento do número de moradores de rua na cidade. “É um problema nacional, com reflexos já sentidos em Cascavel”. Outro ponto de parada dos moradores de rua, conforme a secretária, passou a ser o Cemitério Central. Denúncias podem ser feitas pelo número 156.