Cotidiano

Em 10 anos, Sanepar investiu mais de R$ 5 bilhões em obras

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta quarta-feira (15), em Curitiba, uma série de veículos e equipamentos de informática para reforçar a infraestrutura das 22 regionais de saúde. O investimento ultrapassa a marca de R$ 8 milhões e contribui para a modernização das sedes administrativas espalhadas pelo Estado.

Ao todo, a frota das regionais vai receber mais 21 vans. Os veículos serão importantes para o transporte de carga e deslocamento dos servidores para cursos, capacitações e eventos. Para a rede de informática, serão mais de 1.467 itens, entre computadores, notebooks, impressoras, tablets, leitores de códigos de barra, projetores e scanners.

Além das regionais, os equipamentos também vão beneficiar a sede central, as unidades do programa Farmácia do Paraná, os hospitais próprios, o Laboratório Central do Estado e o Centro de Produção e Pesquisa em Imunobiológicos. “Estamos fortalecendo cada vez mais nossa rede própria de serviços. O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, que tanto se empenham em prol da saúde pública”, destacou Caputo Neto.

O secretário lembrou ainda que nos próximos meses as regionais devem receber um novo reforço, agora no quadro de funcionários. “Com a avaliação dos exames médicos, finalizamos mais uma etapa do concurso público. Esperamos que o mais breve possível saia a nomeação e esses profissionais sejam incorporados às nossas equipes”, acrescentou.

APROXIMAÇÃO – Responsável por representar a Secretaria de Estado da Saúde no local, as regionais de saúde cumprem um papel fundamental na aproximação do Estado aos municípios. As equipes regionais prestam um serviço importante no apoio técnico às prefeituras e também asseguram que as políticas públicas do Estado sejam aplicadas nos municípios.

As regionais de saúde abrigam ainda as Farmácias do Paraná, que distribuem medicamentos de alto custo e uso contínuo a mais de 170 mil usuários cadastrados. “As vans que estamos recebendo também serão utilizadas no transporte de medicamentos e vacinas, ajudando na logística de distribuição”, disse o diretor da 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, Nestor Werner Júnior.

HEMEPAR – Nesta quinta-feira (16), foram entregues ainda quatro veículos para unidades do Hemepar em Curitiba, Toledo, Jacarezinho e Paranavaí. 

Há duas semanas, as unidades de Pato Branco e Francisco Beltrão já haviam recebido outros dois carros. “Esses veículos vão agilizar a distribuição de sangue e hemoderivados em diversas regiões. Com isso, poderemos atender os hospitais com mais qualidade e segurança”, disse o diretor-geral do Hemepar, Paulo Hatschbach.