Cotidiano

Educação reúne diretores e orienta sobre o "Desafio Baleia Azul"

A Secretaria de Educação promoveu hoje (24) o encontro no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos de Cascavel) de diretores das escolas municipais e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) com objetivo de repassar orientações a respeito do jogo virtual ou desafio da "Baleia Azul".

Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Saúde; o médico psiquiatra Fabiano Rosa Agostinho e a delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente), Raisa Vargas Scariot.

O objetivo é que as informações repassadas aos diretores alcancem também os pais, alunos e toda a comunidade escolar, de forma a conscientizar sobre os perigos do jogo, visto que recentemente foram noticiados vários casos de automutilação e tentativa de suicídio que podem ter relação com os desafios do jogo. “A gente sabe que muitas vezes é a escola que passa mais tempo com as crianças e adolescentes e muitas vezes quem percebe alguma alteração de comportamento é o professor, o diretor ou o monitor da escola”, relatou a delegada Raisa.

A recomendação é para que pais e educadores fiquem atentos ao comportamento das crianças e dos adolescentes e, caso identifiquem algum tipo de violência autoprovocada, ainda que não haja indícios de relação com o jogo, busquem atendimento profissional no serviço de saúde mais próximo. O psiquiatra Fabiano relata que é preciso atenção principalmente com os adolescentes, que enfrentam também os conflitos próprios da idade. “É um turbilhão de hormônios, de conflitos emocionais, enfim, várias passagens que fazem parte da adolescência e hoje a velocidade da informação é infinitamente maior que no passado”.

A Semed também elaborou um material com orientações para ajudar os pais, com dicas para ficarem atentos a mudanças de comportamento, compartilharem projetos de vida, abrirem espaço para o diálogo, colocarem-se como aliados da criança ou do adolescente e ainda uma dica para as escolas, que também podem criar iniciativas de vida.