Cotidiano

Dutra disputa reeleição com Polita e Professora Rosnete

Dois dos três candidatos disputam pela primeira vez o cargo mais importante do Executivo

São Miguel – A disputa pelo cargo de prefeito em São Miguel do Iguaçu ocorre entre três candidatos. Um deles é velho conhecido do povo, o atual gestor Claudiomiro da Costa Dutra (PR). Ele tenta a reeleição e tem como um de seus compromissos entregar o hospital municipal que está sendo equipado. “Além disso, temos uma estrutura de mais de 40 médicos à disposição da população, e ainda 11 ESFs (Equipes Saúde da Família) já implantadas. O objetivo é formar, a partir dessa estrutura, um centro integrado de saúde, aumentar a clínica de especialidades e dar toda a assistência para melhorar a saúde dos moradores de São Miguel”, relata o candidato.  

Em seu plano de governo ainda constam melhorias na educação, desenvolvimento econômico, geração de empregos, intensificando a parceria da prefeitura com a implantação de novas agroindústrias, fomentando o setor. Para melhorar o escoamento da safra, as estradas rurais vão receber pavimentação poliédrica, segundo Dutra.

Claudiomiro Dutra foi vereador de São Miguel do Iguaçu por dois mandatos e presidiu a Câmara de Vereadores. Mora no município há 43 anos e assumiu a prefeitura pela primeira vez em janeiro de 2012. Neste ano, concorre à prefeitura junto com o PR / DEM / PSDB / PDT / PROS / PV / PRB / PMB / PEN / PSD / PTN / SD / PSC / PC do B / PRP, tendo como vice Albino Bissolotti.

Mudança

Do outro lado está um dos candidatos que deseja a mudança e para isso, estreia na disputa pelo pleito. O candidato Alexandre Polita (PMDB), é advogado, e já foi secretário da OAB/Medianeira entre os anos de 2013 e 2015, além de membro do Conselho na Subseção da OAB de Medianeira. É casado, tem dois filhos e vem de uma família tradicional na política em São Miguel do Iguaçu. Seu pai, Armando Polita foi prefeito por quatro mandatos, o último deles antecedeu a gestão de Dutra.

“Me contraponho à atual administração em relação ao desenvolvimento esperado do município, que não surgiu. Na minha gestão vou fortalecer o setor da indústria e comércio, com o programa São Miguel Compra Aqui, incentivando as compras nos estabelecimentos locais”, explica Polita. Outro setor que receberá investimentos caso eleito será a saúde. A intenção é reduzir as filas nas Unidades Básicas de Saúde e firmar parcerias com hospitais particulares na realização de exames.

Ao homem do campo, Polita pretende criar um programa de fomento a partir da distribuição de calcário, assistência técnica aos micro e pequenos agricultores e a oferta de serviços de terraplanagem. O candidato concorre à eleição coligado ao PT / PMDB / PSL / PPS / PHS / PSB / PPL / PMN / PT do B / PRTB / PTC, junto com o vice Egon Remor.  

Educação

Disputando o pleito pelo PTB, a candidata Rosnete Hubler quer distribuir gratuitamente e padronizar os uniformes da rede de ensino municipal. Além disso, pretende adequar todas as escolas para o atendimento das crianças com idade para a educação infantil – até quatro anos – bem como reformar e ampliara a estrutura de todas as instituições de ensino, inclusive os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). “Temos ainda dois grandes projetos: construir uma escola modelo para atender os alunos da Escola Municipal Pequeno Príncipe e dois novos Cmeis, buscando parcerias com o governo estadual e federal para a construção do Centro de Especialidades para o atendimento de crianças com necessidades especiais”, relata Rosnete.

Na saúde, a proposta é descentralizar o atendimento da Secretaria da Saúde às Unidades Básicas, disponibilizando o agendamento para exames de rotina na própria unidade. À geração de empregos será dado incentivo à instalação de novas indústrias por meio da redução da cobrança de impostos e ampliação do parque industrial.

Rosnete foi professora da rede municipal de ensino por 26 anos e tem especialização em Gestão de docência na educação. É casada, tem duas filhas e é natural de São Miguel do Iguaçu. Nesta eleição optou por não fazer nenhuma coligação, tendo como vice Pedro Zanette.