Cotidiano

Documentos pedidos por CPI estariam com o Gaeco

Durante as oitivas o vereador Paulo Porto cobrou uma explicação do atual e dos ex-secretários

Cascavel – Apesar de ter sido criada ainda no fim de julho, a CPI das Horas-Máquina ouviu apenas ontem as cinco primeiras testemunhas da investigação sobre possíveis irregularidades em licitações e execução de obras de manutenção das estradas rurais do Município. Mas só durante as oitivas os vereadores descobriram que a Secretaria Municipal de Agricultura não havia enviado cópias dos documentos originais solicitados pela comissão, apenas dos alguns relatórios preenchidos pelas subprefeituras.

Foram ouvidos os ex-secretários municipais de Agricultura, Leila Viana e Almir Toniollo e o atual titular da pasta, João Batista Cunha Júnior, bem como os subprefeitos Valdemir Schmitk (São João) e Jonas Dallagnol (Diamante).

Eles foram questionados sobre os procedimentos internos da Secretaria de Agricultura em relação aos serviços de manutenção das estradas rurais e os serviços terceirizados, em especial as obras feitas pela F.J. Cecchetto Terraplanagem. A empresa é alvo de denúncias do vereador Celso Dal Molin e também está sendo investigada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Durante as oitivas o vereador Paulo Porto cobrou uma explicação do atual e dos ex-secretários. “No ofício enviado pela CPI não havia a requisição da necessidade de cópias dos documentos originais. As cópias que enviamos têm as assinaturas dos subprefeitos, onde constam as informações dos serviços”, justificou João Cunha.

Na avaliação do presidente da CPI, sem as cópias dos originais a análise dos relatórios de serviço fica prejudicada. Já João Cunha justificou que os documentos originais se encontram no Gaeco.

FROTA INSUFICIENTE

Sobre as irregularidades apontadas na execução dos serviços de horas-máquina, as cinco testemunhas negaram e defenderam a terceirização do serviço de manutenção das estradas rurais sob alegação de que o município não tem capacidade para atender a demanda. Atualmente, a frota pesada da Secretaria de Agricultura tem 32 equipamentos entre caminhões, retroescavadeira, rolo compressor, patrola e trator de esteira. A segunda rodada de oitivas está marcada par a próxima quinta-feira, às 14h30.