Cotidiano

Concursados tomam posse

Os 52 candidatos aprovados no concurso público para a formação da Guarda Municipal de Cascavel

Cascavel – Tomaram posse provisoriamente, ontem, no Salão de Atos da Prefeitura, os 52 candidatos aprovados no concurso público para a formação da Guarda Municipal de Cascavel. Eles já passaram pela primeira fase do concurso e agora iniciam um curso de formação de 484 horas, em parceria com a Polícia Militar. O ato contou com a presença do prefeito Edgar Bueno, do comandante do 6º BPM, tenente-coronel Eudes Camilo da Cruz, do major Rubens Garcez, do delegado da Polícia Federal em Cascavel, Celso Mochi, do presidente da Câmara de Vereadores, Aldino Gugu Bueno, e de secretários municipais.

“Em nossas pesquisas de opinião pública, 80% da população aprova e quer a guarda armada. Então, mesmo a segurança pública sendo de competência do Estado e da União, passamos a investir também neste setor, uma vez que a comunidade precisa cada vez mais de segurança e tranquilidade. Esperamos que este grupo seja totalmente aprovado, para a nomeação definitiva no fim do ano e para iniciarmos com uma equipe de peso os trabalhos no Município”, disse o prefeito.

A guarda municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar as instituições que podem ser criadas pelos municípios para colaborar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia, delegado pelo Município por meio de leis complementares.

Em Cascavel, em 25 de fevereiro deste ano, foi publicado o edital de abertura para provimento de 50 vagas para o cargo de guarda municipal. Os candidatos aprovados na prova escrita passaram pela prova de aptidão física e pela primeira fase dos exames admissionais. Paralelamente ao curso de formação, eles ainda passarão pela segunda fase dos exames admissionais e pela investigação social.

Também ontem, período da tarde, o grupo de servidores-alunos participou da aula inaugural do curso, no Tribunal do Júri da Unipar. O juiz da 3ª Vara Criminal, Leonardo Ribas Tavares, ministrou a palestra, que enfocou o papel dos guardas municipais nas cidades.