Cotidiano

Cascavel tem o melhor saldo em geração de empregos da região

Cascavel – Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado pelo Ministério do Trabalho mostram um cenário que há dois anos não se via no Brasil. Postos de trabalho em recuperação e setores que há meses demitiam, como a indústria e os serviços, recontratando.

Na região, 1.313 postos de trabalho foram mantidos no mês passado, com mais de 10,4 mil pessoas admitidas. Entre os sete municípios do Oeste analisados no levantamento, Cascavel foi o que mais manteve vagas formais em aberto em fevereiro, fechando com um saldo de 585 postos em estoque. No município foram 4.498 admissões no mês passado, principalmente no segmento de serviços, que foi responsável por 1.636 contratações. O comércio e a indústria da transformação foram outros dois setores que ajudaram nesta recuperação, que ainda é lenta. Juntos, empregaram mais de 2,1 mil pessoas em fevereiro somente em Cascavel. Em âmbito regional, o número é ainda mais expressivo, com 2.898 admissões.

Em fevereiro, apenas Guaíra demitiu mais do que contratou. Segundo o Caged, o saldo geral foi de -25 vagas de trabalho disponíveis no mercado, resultado das 154 contratações superadas pelos 179 desligamentos. Na contramão do restante da região, houve queda nas admissões nos setores de serviços, agropecuária e indústria da transformação.

ACUMULADO

Os resultados do primeiro bimestre do ano também foram positivos. Cascavel segue no topo do ranking com os melhores índices. Entre janeiro e fevereiro, 8.481 pessoas conseguiram um emprego com carteira assinada. Em contrapartida, outras 7.702 foram demitidas. Dessa forma, conseguiu-se manter 779 postos de trabalho, principalmente na indústria da transformação, construção civil, serviços e agropecuária.

Para o período, Toledo ocupa a segunda colocação na geração de empregos formais. Impulsionado pela indústria, que manteve mais de 500 vagas em aberto, o município encerra o bimestre com 620 postos formais disponíveis. Em seguida está Medianeira (493), Marechal Cândido Rondon (139), Assis Chateaubriand (70) e Foz do Iguaçu (13). Assim como em fevereiro, Guaíra fecha o acumulado do ano com 27 vagas extintas.

Paraná

Com mais de 100,9 mil contratações em fevereiro, o Paraná conseguiu manter 9.962 postos de trabalho formais, com 5.532 vagas somente no setor de serviços, onde houve o maior número de admissões no mês. O Estado acumula desde janeiro quase 194 mil carteiras assinadas. Dessas, 14.921 foram mantidas.