Cotidiano

Cartas de aval dão fôlego a microempresas

Mesmo em atividade há poucos anos, Garantioeste já é a maior do Brasil

Vera Cruz – A Garantioeste, Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná, é um bom exemplo da força e da dinâmica do associativismo empresarial. A SCG, criada há cerca de sete anos por incentivo do Sebrae, alcança o status de ferramenta indispensável para o fortalecimento principalmente de micros e pequenas empresas da região. O presidente Khaled Nakka, que é de Vera Cruz do Oeste, informa que a garantidora traz inúmeras vantagens à economia regional.

A SGC é resultado de um projeto inicialmente encampado pelas associações comerciais de Foz do Iguaçu, de Toledo e de Cascavel, pelo IDR-Oeste e pela Caciopar, com apoio da Faciap. O foco dela é oferecer cartas de aval a empresas de micro e pequeno portes que, historicamente, encontram dificuldades para ter acesso a linhas de crédito. Com base e análise de um estudo prévio das intenções da empresa, a Garantioeste emite carta que dá segurança às instituições parceiras de recebimento dos valores destinados à ampliação do empreendimento.

Khaled informa que a segurança oferecida pela SGC traz outros benefícios, como a redução das taxas de juros e o alongamento dos prazos. “A diminuição é substancial e o dinheiro aportado contribui para fomentar negócios e empregos”. Apenas do início de janeiro ao fim de agosto deste ano, a Garantioeste intermediou a liberação de R$ 8,7 milhões para as mais diversas finalidades. Os recursos são, basicamente, destinados a capital de giro, capital de giro associado a investimento e para investimento puro. A grande maioria das associadas à SGC, mais de 1,7 mil empresas da região, são micro e pequenas.

Apoio

Para que o projeto cresça ainda mais e para que a economia da região sinta com mais força os benefícios da SGC, Khaled pediu a colaboração das associações comerciais. “Basta que informem os seus filiados que existe essa ferramenta, de suas facilidades e da redução substancial das taxas que promove”. Atualmente, as instituições financeiras parceiras da Garantioeste são BRDE, Fomento Paraná, Sicoob, Sicredi e Caixa Econômica Federal.