Cotidiano

Candidatos tentam cooptar a simpatia do empresariado

Leonaldo Paranhos (PSC) e Hélio Laurindo (PP) estiveram ontem na Acic para abrir o calendário de reuniões proposto pela entidade

Cascavel – Leonaldo Paranhos (PSC) e Hélio Laurindo (PP) estiveram ontem na Acic para abrir o calendário de reuniões proposto pela entidade para que os candidatos à sucessão do prefeito Edgar Bueno apresentem ao empresariado os focos centrais de seus planos de governo. Obedecendo regras definidas com seus representantes legais, cada um teve 15 minutos para apresentar algumas propostas.

Dos sete candidatos, apenas Ivanildo Claro da Silva (Psol) declinou do convite. Marcos Vinícius Pires de Souza (PSB) vai à Acic no dia 6, Walter Parcianello (PMDB) no dia 13, Marcio Pacheco (PPL) no dia 20 e Aderbal de Mello (PT) no dia 27 de setembro.

A atenção dada pelos candidatos ao empresariado está relacionada não só ao poder desse segmento como formador de opinião, mas também ao fato de a Acic reunir em torno de 13 mil filiados, o equivalente a cerca de 6% do eleitorado do município.

Gestão eficiente

Administrar o município com o compromisso de uma gestão eficiente foi um dos compromissos assumidos por Leonaldo Paranhos em sua fala na Acic. “Não me sinto confortável em assumir e elevar a carga de quem já paga tanto. A saída para vencer a má gestão está no aumento da eficiência da máquina pública, no planejamento, no combate ao desperdício e na redução de despesas, inclusive com o corte de secretarias”, disse o candidato, ressaltando estar se preparando há 27 anos para realizar o sonho de virar prefeito de Cascavel.

“Precisamos trabalhar para criar condições para que as pessoas vivam melhor e, assim, produzam mais e ajudem a desenvolver o município”, destacou Paranhos, afirmando entender que e o gestor público, em consenso com a comunidade, deve saber com segurança quais são as prioridades e então invista nelas. As decisões, de acordo com ele, precisam ser compartilhadas.

Um dos principais pontos da área da educação do plano de Leonaldo Paranhos é o programa Primeira Infância, que se proporá a dar atenção especial às crianças. Ele também citou que hoje Cascavel tem 26 e que seriam necessárias 60 equipes do Programa Saúde da Família. Ele ainda defendeu a necessidade de a cidade dar um salto de qualidade com a adoção de medidas para reduzir prazos e melhorar serviços prestados à comunidade.

Visão estratégica

Cascavel tem a quinta população e a oitava renda per capita do Estado e essa disparidade precisa ser enfrentada com a adoção de medidas a partir de uma visão estratégica de longo prazo, disse Hélio Laurindo. “Precisamos de mais ideias e determinação para estimular novos investimentos e geração de emprego e renda”, sustentou.

Ele citou algumas das principais virtudes de Cascavel, com foco no agronegócio, no ensino superior e na medicina privada de ponta. “Nossa cidade é bonita e tem boa infraestrutura, porém precisa de uma política de desenvolvimento de longo prazo”. O candidato também falou sobre ações em áreas como saúde, educação e segurança. Nessa última, em específico, propõe a adoção do monitoramento por câmeras em pontos de grande fluxo e com suporte de um gabinete de segurança e inteligência.

Laurindo também afirmou que, se eleito, desenvolverá um programa especial de treinamento dos servidores públicos municipais a fim de assegurar um salto de qualidade no atendimento da população.
Para a área empresarial sua intenção é resolver demandas de forma rápida e eficiente. “Vou dedicar um dia por semana para receber pessoalmente os geradores de emprego e dar respostas para que possam produzir e criar novas oportunidades”, garantiu Laurindo, que esteve acompanhado do vice Salazar Júnior.