Esportes

Atleta da Sadia é convocada para seletiva de conjunto brasileiro de GR

Ginasta viajou nesta sexta-feira e será avaliada durante a próxima semana, em Aracaju, centro de treinamento da seleção brasileira de GR

A ginasta Marine Vieira, de 18 anos, integrante da equipe de rendimento da Sadia, viajou nesta sexta-feira, (2), para Aracaju, onde treina a seleção brasileira de conjunto. A atleta foi convocada para uma seletiva para a seleção brasileira de conjunto, visando a formação da equipe que irá representar o Brasil nas próximas Olimpíadas, em 2020, no Japão. A atleta será avaliada durante uma semana e, se confirmada, permanece em Aracaju nos próximos quatro meses, integrando a programação de treinos e competições da seleção brasileira de conjunto.

“Estou muito feliz com a convocação para esta seletiva e espero ser aprovada. É o mérito de todo um trabalho, o resultado do que foi plantado e a recompensa pelo que fiz durante toda a minha vida”, diz a atleta, que iniciou na GR aos sete anos de idade e que está entrando no seu segundo ano na categoria adulto. Marine começou nas escolinhas de Ginástica Rítmica do município em 2007 e passou a integrar a equipe de rendimento a partir de 2009. Desde então participou de diversas competições estaduais, nacionais e internacionais, levando o nome de Toledo e do clube.

A atleta, que em 2014 foi a terceira melhor atleta do país na categoria juvenil, já integrou a seleção brasileira de conjunto por duas oportunidades. Ela treinou em Aracaju e representou o Brasil na Gymnasiade, no Distrito Federal, em 2013, e no Campeonato Pan-Americano Júnior, em Daytona Beach, nos Estados Unidos, em 2014. Integrando a seleção brasileira ou a equipe da Sadia, participou de disputas internacionais na Bulgária, na Grécia e nos Estados Unidos. No ano passado, quando competiu apenas no conjunto pela Sadia, foi campeã brasileira por equipe e vice-campeã paranaense.

“É difícil sair de casa, treinar em uma cidade tão distante, mas não existe nada grandioso sem se esforçar muito. A gente sofre de um lado, mas tem a recompensa de outro”, diz a atleta, que pretende se dedicar bastante para atingir a meta de representar o Brasil nas Olimpíadas, que é o principal anseio de todo o atleta que se esforça e se dedica intensamente ao esporte, como ela fez ao longo dos últimos anos. “Abracei a GR e não me arrependo. A GR é uma coisa que a gente sente, vem lá de dentro”.

Para os professores que a acompanham desde pequena na modalidade é um orgulho ter mais uma ginasta da equipe na seleção brasileira. “É como um filho que a gente prepara e que parte, mas este é o caminho”, destaca Jean Milan, que acompanha a atleta na equipe desde o início da sua carreira. “A gente viu ela crescer aqui”, diz ele, saudosista, mas também satisfeito com os novos rumos que a sua pupila deve tomar, trilhando o seu caminho na seleção brasileira de conjunto.

A professora Adelina Magedanz Dalazem complementa ressaltando que Marine serve de exemplo para as novas gerações e que é preciso perceber que uma atleta não se forma de um dia para outro. São anos de treino, de dedicação intensa até colher os primeiros resultados. “Não é um trabalho fácil, nem de curto prazo. Precisa anos de treino, de dedicação intensa, antes de colher os primeiros resultados. Aqui em Toledo percebemos que eles vem e esta nova convocação demonstra que estamos no caminho certo, preparando e lapidando novos talentos”.

O pai de Marine, Paulo Vieira, destacou que deixa a filha viajar com o coração dividido, mas feliz pela escolha dela. “É um mérito totalmente dela, resultado de muito esforço, de dez anos de muito treino e dedicação. A gente fica muito feliz, muito orgulhoso, não tem como não ficar. Queremos que ela vá e volte feliz, que represente muito bem Toledo, o Paraná e o Brasil, sendo motivo de orgulho para todos nós”, frisou ele, nagradecendo o apoio constante da supervisora técnica da equipe, Anita Klemann, do professor Jean Milan e demais professores, do dr. Pedrinho Furlan, supervisor da equipe, “ um grande incentivador e apoiador do projeto e das atletas”.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 27 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.