Cotidiano

Apesar de alta global, vendas do McDonald's caem nos EUA

251342878_0-12.jpg

NOVA YORK – As vendas globais do McDonald’s cresceram 2,7% no quarto trimestre de 2016, apesar de a rede ter registrado queda em seu mercado doméstico pela primeira vez em um ano e meio. A empresa atribui o recuo de 1,3% nos EUA à base de comparação alta do ano anterior. O mau desempenho também pode sinalizar que a aposta no cardápio de café da manhã servido o dia inteiro pode estar esfriando, após perder seu caráter de novidade.

McD_2301

As vendas nas unidades do McDonald’s abertas nos EUA há pelo menos 13 meses caíram 1,3% no quarto trimestre, ainda assim, a queda foi levemente menor que o 1,4% previsto em média por analistas, segundo a Consensus Metrix.

Os resultados de operações internacionais também superaram expectativas de analistas por causa da força da rede no Reino Unido, China, Japão e alguns países da América Latina.

A receita no quarto trimestre caiu quase 5%, para US$ 6,03 bilhões, principalmente por causa da venda de restaurantes da rede a franqueados. Analistas, esperavam, em média, receita de US$ 5,99 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

O McDonald’s e outros operadores do setor estão enfrentando competição ampla de rivais que incluem lojas de conveniência, supermercados e serviços de entrega de comida como a Blue Apron.

O desafio vindo de mercados menores tem sido particularmente importante para o McDonald’s. Supermercados têm repassado custos menores de alimentos para os lojistas, enquanto os restaurantes estão elevando preços para compensar o impacto de aumentos do salário mínimo.

O número de clientes em lojas do McDonald’s caiu mais de 10% nos últimos quatro anos nos Estados Unidos, mercado mais lucrativo da companhia, segundo nota a clientes da RBC Capital Markets.

As ações da companhia caíam cerca de 0,7% às 15:50 (horário de Brasília) depois que a operadora da maior rede de fast food do mundo divulgou resultados de quarto trimestre nesta segunda-feira.