Cotidiano

?Anatomia do paraíso? é escolhido o melhor romance de 2016

INFOCHPDPICT000054100506SÃO PAULO ? Beatriz Bracher recebeu na noite desta segunda-feira o Prêmio São Paulo de Literatura de melhor romance do ano, com ?Anatomia do paraíso? (Editora 34). Entre os estreantes, Marcelo Maluf venceu na categoria reservada a autores com mais de 40 anos, com ?A imensidão íntima dos carneiros? (Reformatório), e Rafael Gallo na de escritores com menos de 40, com ?Rebentar? (Record). É a primeira vez, desde a criação do concurso, em 2008, que autores paulistas ganham em todas as categorias. Prêmio literatura

Além do prêmio de R$ 200 mil, a vencedora desta edição ganhará um bônus: Beatriz participará da Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Gallo e Maluf receberam R$ 100 mil cada um.

? Embora inicialmente o júri tivesse opiniões divergentes, não foi difícil chegar a um consenso, o que indica um corpo de finalistas muito bom e também uma escolha final muito segura. Sobre o fato de serem autores paulistas, é uma novidade para mim, porque não levamos isso em conta em momento algum ? disse o escritor Estevão Azevedo, vencedor em 2015 (com ?Tempo de Espalhar Pedras?), e que fez parte do corpo de jurados, com o professor Adriano Schwartz, a crítica Elisabeth Brait, a editora Heloísa Jahn e o poeta Ronald Polito de Oliveira.

Escritora, editora e roteirista de cinema, a paulistana Beatriz, de 55 anos, estreou na literatura com ?Azul e dura? (2002, 7 Letras). Mas ganhou projeção com seu terceiro livro, ?Antonio? (2007, Editora 34), que ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti e em segundo lugar no Prêmio Portugal Telecom e foi finalista do Prêmio SP de Literatura. ?Meu amor? (2009, Editora 34) recebeu o Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, de melhor livro de contos de 2009.

Mais ambicioso dos três romances premiados, ?Anatomia do paraíso? conta a história de um jovem estudante de classe média que escreve uma dissertação de mestrado sobre o poema épico ?Paraíso perdido? (1667), de John Milton, e seu envolvimento com as vizinhas. Propõe, diz Azevedo, várias camadas de leitura:

? Por um lado, o livro conversa com a literatura, a crítica literária e a tradução; por outro, tem um drama urbano que fala do corpo que sofre e que goza.

FICÇÃO E REALIDADE

?A imensidão íntima dos carneiros? parte de um dado autobiográfico de Maluf, nascido em Santa Barbara D?oeste, em uma família de imigrantes libaneses, para criar um romance de ficção. O autor se coloca como personagem da saga que remonta à história do avô nas montanhas de Zahl, no Líbano, e chega até a ditadura no Brasil.

Em ?Rebentar?, por sua vez, Gallo, também paulistano, faz uma prosa realista, na qual não há espaço para a fabulação. No romance, ele conta a história de Ângela, uma mãe que espera pelo filho desaparecido há três décadas e, apesar de tudo, precisa fazer sua vida seguir adiante.

A nona edição do Prêmio São Paulo de Literatura teve finalistas de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro. Também teve, pela primeira vez, um finalista internacional, o moçambicano Mia Couto, com ?Mulheres de cinzas ? As areias do Imperador 1? (Cia. das Letras).